Vacinas da CoronaVac vão ser usadas na aplicação da segunda dose em idosos
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Vacinas da CoronaVac vão ser usadas na aplicação da segunda dose em idosos

A Sesa havia comunicado que grávidas e puérperas também seriam beneficiadas

(Foto: Thiago Gaspar/Prefeitura de Fortaleza)

13/05/2021 20:09

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) acatou a recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) e vai utilizar as 70 mil doses de CoronaVac que chegam ao Ceará nesta quinta-feira (13) na aplicação apenas da segunda dose (D2) dos idosos.

"A vacinação contra Covid-19 em gestantes e puérperas no interior do estado fica paralisada, pois, além da recomendação do MP quanto à CoronaVac, a aplicação de AstraZeneca segue temporariamente suspensa para este grupo e as doses de Pfizer são direcionadas somente à Fortaleza, conforme preconizou Ministério da Saúde", informou a Sesa na noite desta quinta.

MP Estadual, Federal e do Trabalho também recomendaram, dentre outras medidas, que o Estado do Ceará repasse as vacinas, inicialmente e de forma imediata, apenas para os Municípios em que existam pessoas imunizadas com a primeira dose da CoronaVac com prazo para reforço já vencido ou que venha a se vencer nas próximas 72 horas, devendo a cidade recebedora apresentar o número exato de vacinas necessárias por dia de vencimento.

Mudança de planos

Anteriormente, a Sesa havia comunicado que grávidas e puérperas também seriam beneficiadas com 44.298 doses da vacina. Entretanto, com a Ação Civil Pública (ACP), a medida foi cancelada. Cerca de 25 mil idosos estão com a segunda dose em atraso. Porém, a recomendação é que os imunizantes sobressalentes fiquem guardados para evitar um novo problema de falta de vacinas.

LINKS PATROCINADOS