Trump anuncia controle da Venezuela: “iremos administrar o país até quando pudermos”

Segundo Trump, a presença americana terá como objetivo conduzir a transição no poder

(Foto: reprodução/Instagram)

(Foto: reprodução/Instagram)

03/01/2026 14:52

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (03) que o governo americano passará a administrar a Venezuela por tempo indeterminado. A afirmação foi feita durante entrevista coletiva após a realização do ataque militar dos Estados Unidos ao território venezuelano e a prisão do então presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Segundo Trump, a presença americana no país vizinho terá como objetivo conduzir uma transição considerada "segura, adequada e criteriosa". "Nós vamos administrar o país até que seja possível fazer uma transição segura. Não queremos nos envolver em colocar outra pessoa no poder para acabar tendo a mesma situação que tivemos ao longo de tantos anos", afirmou.

O presidente norte-americano reforçou que os Estados Unidos permanecerão no território venezuelano até que esse processo seja concluído. De acordo com ele, a administração será feita "por um grupo", sem detalhar quem fará parte da gestão. Trump informou ainda que o tema está sendo tratado em diálogo com a líder da oposição, María Corina Machado.

Durante a entrevista, Trump associou a intervenção diretamente à exploração do petróleo da Venezuela. Na avaliação do presidente, governos anteriores e o regime de Maduro teriam se apropriado de forma ilegal dessas riquezas. "O negócio do petróleo na Venezuela tem sido usado por muito tempo. Eles não estão retirando nada do que poderiam", disse.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Trump afirmou ainda que os Estados Unidos apreenderam o petróleo venezuelano para levá-lo ao território americano, sob a justificativa de que bilhões de dólares teriam sido "roubados" ao longo dos últimos anos. Segundo ele, a indústria petrolífera venezuelana foi construída com apoio e tecnologia dos Estados Unidos, mas acabou, em sua visão, sendo utilizada de forma indevida por governos anteriores.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS