Tribunal de Contas do Ceará revela lista com 23 candidatos fichas sujas no Cariri - Cn7 - Sem medo da notícia
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Tribunal de Contas do Ceará revela lista com 23 candidatos fichas sujas no Cariri

Coluna Rebate

20/08/2024 13:59

Levantamento realizado pelo Jornal do Cariri, e publicado na edição desta semana, mostra que a região possui um total de 259 gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas ou julgadas irregulares, nos últimos oito anos, pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). Essa relação foi entregue pessoalmente pelo presidente do TCE, conselheiro Rholden Queiroz, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral(TRE) do Ceará, desembargador Raimundo Nonato. O destaque positivo nessa relação de ficha suja foi o Cariri. Dos 184 municípios com gestores com contas desaprovadas, somente Porteiras não teve nenhum nome na relação. Na cidade, não há nenhum gestor com conta desaprovada. É um mérito e merece todos os elogios. Diferente de Porteiras, nos outros municípios do Cariri, a inclusão desses gestores ameaça o registro de suas candidaturas nas eleições municipais deste ano. O presidente do TCE, Rholden Queiroz, explicou o papel desempenhado pelo tribunal: “Nós orientamos os gestores, fiscalizamos os recursos públicos e contribuímos com a sociedade, para que tenha informações confiáveis. Assim o eleitor pode escolher, de forma segura e transparente, a pessoa que entende mais indicada para ocupar o cargo público”. Na lista dos fichas sujas, figuram 23 políticos caririenses que registraram candidaturas, sendo dois ao cargo de prefeito, quatro ao de vice e 17 ao de vereador. O PSB lidera a lista de postulantes no pleito atual que integram a lista do TCE, com 10 nomes, seguido de PT e PSD, com quatro nomes cada, do PDT, que tem dois, além de PCdoB, MDB e Mobiliza, com um candidato nesses partidos. Quem pode ficar impedido de disputar às eleições: o ex- prefeito Raimundão, ex-vereador do Crato, Guer, e Professor Aurélio, do PCdoB de Juazeiro do Norte, além candidatos a prefeito e a vice de vários municípios do Cariri.

Fernando aposta em campanha na rua

A coordenação da campanha do candidato do PT, Fernando Santana, tem repetido aos apoiadores que a campanha tem de ser feita no contato diário com o povo. A aposta é aproveitar a influência das várias lideranças de Juazeiro do Norte que apóiam a candidatura de Fernando Santana. Os primeiros dias da campanha de Fernando já foram utilizados para fazer caminhadas e adesivaços nas ruas. A convicção, agora, é que a aliança ampla de líderes de Juazeiro, com a força do governador Elmano e do ministro Camilo, se traduzam no crescimento do nome de Fernando Santana. A ideia é que essas lideranças apresentem o candidato Fernando, casa por casa, em todo o Juazeiro. Os candidatos a vereador e os vereadores com mandatos, concorrendo a um novo mandato, estão gostando da ideia de pode levar Fernando até as suas bases eleitorais e fortalecer seus nomes. É a solução apontada para Fernando Santana polarizar e vencer as eleições em Juazeiro do Norte é o corpo a corpo com o eleitor. Essa atividade já está sendo cumprida, com toda garra, tanto do candidato quanto dos aliados.

Horário eleitoral na TV e rádio motiva coordenação

A coordenação geral de Fernando Santana reconhece que estratégia de ocupar às ruas de Juazeiro do Norte é cansativa, mas sustenta que é uma solução para fortalecer cada vez a candidatura de Fernando Santana. Outra proposta em discussão, e que deve ser implementada, é aproveitar bem o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, a partir do dia 26 de agosto. Com uma propaganda moderna, leve e bem feita, há um convencimento que Fernando Santana se tornará mais conhecido e a disputa será acirrada, facilitando o sucesso eleitoral de Fernando Santana nas urna. Porém, tudo está debatido para acelerar o crescimento da campanha de Fernando Santana. Uma das medidas em discussão - e que não está fora de cogitação - é insistir nas denúncias contra a administração do prefeito Glêdson Bezerra. Cobrar pelas promessas não cumpridas durante os quase quatro anos de mandato de Glêdson. Só que esses ataques, preferencialmente, não seriam feitos pelo candidato Fernando Santana contra o prefeito de Juazeiro do Norte. Quem cumpriria essa tarefa política seriam os aliados. Mesmo não revelando, essa missão caberia a senadores, deputados federais como Yury do Paredão, José Guimarães e Eunício Oliveira; estaduais como Davi de Raimundão; e ex-prefeitos Arnon Bezerra e Raimundão.

Glêdson Bezerra reúne aliados para pedir garra

O prefeito Glêdson Bezerra se reuniu com seus principais aliados no final de semana. O discurso empolgou aos presentes: temos de trabalhar todos os dias, dando o nosso melhor, para mostrar ao povo de Juazeiro do Norte tudo que nossa administração realizou. E ressaltou: cumprimos com os nossos compromissos, assumidos em praça pública, com a nossa gente. Avançamos muito em todos segmentos, saúde, educação, segurança, infra- -estrutura, mas ainda há muito a se fazer. Glêdson insiste que o seu grande desafio é mostrar à população juazeirense todas as conquistas de sua administração, admitindo que, num segundo mandato, há muito mais a se fazer por Juazeiro do Norte. E Glêdson confia que será o eleito para novamente governar Juazeiro, pondo fim a essa tradição, de que o povo de Juazeiro não reelege prefeito. Ao aprofundar o debate com seus aliados, Glêdson fez questão de relevar: Não há eleição fácil, temos de ir atrás de cada eleitor, em todos os bairros, em toda a cidade. Apresentar o que fizemos pelo bem de Juazeiro. O prefeito Glêdson pediu: vamos trabalhar mais e mais, se empenhando, para vencermos essa eleição. Nada está definido. Ao comentar sobre a campanha de seu oponente, argumentou que Fernando Santana não repetirá erros, se referindo ao desempenho dele no debate da TV Bandeirantes.

Base aliada no Crato quer barrar aliança

A base aliada cratense, liderada pela chapa André Barreto e Leitão Moura, já mostrou que não vai tolerar nenhuma imprudência dos seus adversários. O grupo entrou com pedido para anular a coligação entre Avante e Agir, de Florisval Coriolano, com o União Brasil, do médico Aloísio Brasil. Na própria ata da convenção de Agir e Avante, os partidos apontaram que não coligariam na disputa majoritária. No dia seguinte, o empresário Marcio Bilhar, aliado de Florisval, declarou apoio a Aloísio. A decisão espera julgamento, mas seja qual for a decisão, não haverá interferência no apoio. O objetivo da base aliada é gerar desgaste e ocupar o setor jurídico dos adversários. A decisão de não deixar os adversários respirarem é do candidato a vice na chapa, Leitão Moura. O Poder Judiciário é o ponto forte de Leitão, pois foi membro do MPCE.

Lucas tenta fortalecer palanque politicamente

Depois de tomar um baque com a adesão do presidente da Câmara, Florisval Coriolano, ao adversário Aloísio Brasil, a articulação política do candidato do PSDB, Lucas Brasil, resolveu correr atrás. Nesta semana, Lucas quer anunciar o apoio do ex-prefeito Ronaldo Mattos a sua chapa. As conversas estão bem adiantadas, mas ainda estariam faltando o fechamento, marcado para esta semana. Ronaldo estava conversando com Aloísio e Zé Adega, mas acabou se distanciando nas últimas semanas. Caso feche o apoio, Lucas deixa a disputa mais equilibrada entre os candidatos da oposição. Ronaldo ainda tem liderança entre servidores concursados e grande influência na zona rural. Grande parte da equipe de campanha que elegeu Ronaldo, em 2012, está com Lucas. Esse fato é visto como um trunfo para Lucas. A articulação de Lucas trabalha, ainda, a adesão de vereadores e de empresários com peso político.

LINKS PATROCINADOS