Tribunal de Contas do Ceará empossa dirigentes para o biênio 2026-2027

Sessão foi realizada nesta quarta-feira (07)

(Foto: divulgação/TCE-CE)

(Foto: divulgação/TCE-CE)

07/01/2026 17:18

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) realizou, na manhã desta quarta-feira (07), a sessão extraordinária de posse dos conselheiros eleitos para os cargos de presidente, vice-presidente, corregedor e ouvidor da Corte – biênio 2026-2027. A reunião colegiada ocorreu no gabinete da presidência, como realizada em posses anteriores no TCE Ceará.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Os conselheiros Rholden Queiroz (presidente), Valdomiro Távora (vice-presidente), Edilberto Pontes (corregedor) e Patrícia Saboya (ouvidora) foram empossados para um novo mandato de dois anos. Além dos quatro dirigentes, participaram da sessão extraordinária os conselheiros Ernesto Saboia e Onélia Leite e o procurador-geral do Ministério Público Especial junto ao TCE Ceará, Aécio Vasconcelos.

Os termos de posse foram lidos pelo secretário de Sessões, Frank Martins. Coube ao conselheiro Valdomiro Távora, na posição de vice-presidente no exercício da presidência, empossar o presidente Rholden Queiroz. Em seguida, Rholden Queiroz empossou o vice-presidente Valdomiro Távora, o corregedor Edilberto Pontes e a ouvidora Patrícia Saboya.

"Sou muito grato pelo reconhecimento dos meus pares, que me reconduziram para um novo mandato. O Tribunal tem atuações muito relevantes para a sociedade, responde pela integridade da gestão pública e é um indutor de políticas públicas. Vamos continuar investindo nos pilares da nossa gestão, que são a sustentabilidade, o consensualismo, a tecnologia, a aproximação com a sociedade e as parcerias institucionais, além de seguir atuando em favor da Primeira Infância. Começo essa nova gestão com o mesmo entusiasmo do primeiro dia, empenhado em garantir que o Tribunal continue evoluindo e gerando valor real para o cidadão", destacou o presidente Rholden Queiroz.

O vice-presidente Valdomiro Távora relembrou sua dedicação ao órgão, onde atua há quase 22 anos. "Reitero meu compromisso com o Tribunal de Contas e meu empenho em trabalhar por este órgão. A minha disponibilidade e disposição são as mesmas, desde que entrei aqui em 2004, para continuarmos fazendo um excelente trabalho, que é o que a sociedade espera de nós", ressaltou o conselheiro Valdomiro Távora.

Eleito como corregedor por mais dois anos, o conselheiro Edilberto Pontes reforçou que o Tribunal de Contas é um órgão que cuida da integridade da administração pública e, como tal, deve ser um modelo. "Na Corregedoria, pretendo implementar novos projetos e fortalecer os programas já existentes. Queremos renovar os Códigos de Ética dos conselheiros e dos servidores, a partir de um debate democrático, e vamos continuar auxiliando o presidente Rholden para que ele continue fazendo um grande trabalho", afirmou Edilberto Pontes.

Reconduzida ao cargo de ouvidora do TCE Ceará, a conselheira Patrícia Saboya ressaltou sua empolgação com o trabalho a frente do setor. "Queremos interagir mais com as outras ouvidorias, fazer com que a área seja capaz de ouvir as pessoas, mas também possa contribuir com a correção de rumos onde for preciso. Programamos um trabalho excepcional, com a formatação da Rede de Ouvidorias no Estado do Ceará, e isso será o nosso foco deste ano. Pretendemos que todos os municípios cearenses tenham uma ouvidoria com estrutura adequada e pessoas responsáveis para atender as demandas. Precisamos ouvir e ter a capacidade de agir."

Em participação virtual, o conselheiro Ernesto Saboia destacou a relevância do fortalecimento do controle social, com a realização da Olimpíada de Controle Social das Contas Públicas e a boa atuação do Tribunal em políticas públicas voltadas à primeira infância. A conselheira Onélia Leite citou a excelência das atividades desenvolvidas pelo Tribunal, tanto em sua missão pedagógica quanto fiscalizadora e se colocou à disposição para somar aos trabalhos desenvolvidos pelo colegiado.

O procurador-geral Aécio Vasconcelos lembrou o reconhecimento externo do TCE Ceará, com as premiações recebidas nacionalmente com os projetos Transição Responsável e Olimpíada de Controle Social das Contas Públicas. "Isso evidencia o êxito nas ações e os benefícios gerados na gestão do conselheiro Rholden nestes dois primeiros anos como Presidente".

Siga o canal do CN7 no Telegram

A Sessão Extraordinária contou com a presença do procurador de contas Júlio Saraiva, de secretários, assessores da Presidência e dos Gabinetes. A nova diretoria foi reeleita no dia 18/11/2025, em sessão presencial do Pleno.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS