TRE-CE suspende julgamento que cassa mandatos de deputados do PL

Por 4 a 2, o TRE formou maioria pela cassação da chapa

(Foto: reprodução/vídeo)

(Foto: reprodução/vídeo)

15/05/2023 16:19

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Inácio de Alencar Cortez Neto, suspendeu o julgamento que pede a cassação de toda a bancada estadual do PL, que foi eleita em 2022. Com o placar de 4 a 2, o TRE formou maioria pela cassação da chapa. O resultado, no entanto, não é definitivo uma vez que os votos ainda podem ser alterados.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

Foram movidas três ações contra o partido por fraude à cota de gênero. O relator das ações no TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, votou contra os pedidos de cassação. Na visão do magistrado, não há provas fortes o suficiente para confirmar que o partido tenha se valido de meios ilícitos para burlar a lei das eleições.

"A prova é frágil ao meu sentir, isto é, não contundente quanto à veracidade na tese inicial levantada do que se refere às candidatas e ao partido político, mas ainda o simples resultado do leito não dá indícios materiais", explicou.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Contudo, se as cassações forem confirmadas, a distribuição de vagas nas bancadas da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) mudará.

Confira os votos:

Raimundo Nonato Silva Santos
Glêdison Marques Fernandes

Kamile Moreira Castro
Raimundo Deusdeth Rodrigues Júnior 
Roberto Soares Bulcão Coutinho
Francisco Érico Carvalho Silveira

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS