Transnordestina deve ter Fase 1 entregue até 2027
A Transnordestina vai transformar a Região Nordeste

Foto: Yuri Leonardo - Casa Civil
14/11/2024 19:46
Com 71% de obras concluídas na Fase 1, a ferrovia Transnordestina está com recurso assegurado para dar continuidade e celeridade ao cronograma de obras no Ceará, segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que esteve nesta quinta-feira (14) em Piquet Carneiro, no Sertão Central cearense, vistoriando as obras no estado, acompanhado do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e outras autoridades.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
A Transnordestina vai transformar a Região Nordeste em polo exportador e conectar, por trilhos, o sertão e o mar. A ferrovia será fundamental para o escoamento da produção na região, tornando mais integrado e rápido o transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério.
A volta dos investimentos federais, a partir de 2023, viabilizou a retomada das obras da Transnordestina, iniciada no primeiro mandato do presidente Lula. O empreendimento é prioridade do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
O objetivo é que a entrega da Fase 1 da ferrovia ocorra até 2027 e até 2029, a Fase 2. Para isso, a ferrovia receberá o aporte de R$ 3,6 bilhões, mediante crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
Siga o canal do CN7 no Telegram
Na última semana, a Sudene autorizou o Banco do Nordeste a assinar o aditivo junto à Transnordestina Logística (TLSA), concessionária responsável pelo trecho que vai de Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto do Pecém, no Ceará. Desde o início, a Transnordestina já movimentou mais de R$ 7,5 bilhões, gerando emprego e renda.