“Traficantes são vítimas dos usuários também”, diz Lula ao comentar sobre combate às drogas
Presidente ressaltou que a dinâmica do tráfico se baseia na oferta e procura
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
24/10/2025 12:36
O presidente Lula (PT) afirmou, nesta sexta-feira (24), que traficantes não devem ser vistos apenas como responsáveis pelo comércio de drogas, mas também como resultado da demanda de usuários. A declaração foi dada durante entrevista a jornalistas na Indonésia, ao comentar ações adotadas pelo governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, contra o tráfico internacional de drogas na Venezuela.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo Lula, o enfrentamento ao tráfico precisa considerar o consumo interno como parte central do problema. "Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também", afirmou.
Siga o canal do CN7 no Telegram
O presidente ressaltou que a dinâmica do tráfico se baseia na relação de oferta e procura, o que, segundo ele, exige um novo olhar das políticas públicas. "Você tem uma troca: gente que vende porque tem gente que compra. Tem gente que compra porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga", disse.
Assista ao vídeo: