Torcida do Ceará é atacada com ofensas racistas e homofóbicas
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Torcida do Ceará é atacada com ofensas racistas e homofóbicas

Torcedores do Barcelona de Guayaquil preferiram ofensas racistas e homofóbicas

Torcida do Ceará no Castelão. Foto: Reproduçaõ / Ceará Sporting Club

24/02/2021 17:44

Uma polêmica tomou conta das redes sociais nesta segunda-feira (22). Torcedores do Barcelona de Guayaquil, do Equador, atacaram torcedores do Ceará com ofensas racistas e homofóbicas. Os xingamentos começaram após o perfil oficial da Copa Sul Americana, no Instagram, publicar uma foto com o símbolo do vovô, parabenizando a classificação alvinegra para a competição.

A classificação do Ceará para o torneio foi motivo de surpresa para muitos estrangeiros, que desconheciam a existência do alvinegro de Porangabussu. Os torcedores do clube cearense, por sua vez, mostraram fotos de mosaicos e outras festas feitas pela torcida na Arena Castelão. Porém, no Twitter, o perfil Muforero comparou o vovô com uma equipe pequena da capital do Equador, o Aucas. "Que p#% é um Cesra?", escreveu.

https://twitter.com/Muforero/status/1363932302938677255?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1363932302938677255%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fdiariodonordeste.verdesmares.com.br%2Fjogada%2Ftorcedores-do-barcelona-de-guayaquil-atacam-torcida-do-ceara-com-racismo-e-homofobia-1.3051712

Em seguida, o perfil Muforero, que é torcedor declarado do Barcelona de Guayaquil, continuou com as ofensas ao afirmar que não falaria o idioma oficial do Brasil por ser uma "linguagem de macaco". "Eu não vou falar sua língua de macaco porque falo um espanhol anormal da quarta série", escreveu. Diante de uma repercussão negativa, Muforero publicou um pedido de desculpas. "Peço desculpas ao povo cearense! Eu não queria ser racista, mas não diga alienígena sem contexto para pessoas que não estão em seu mundo, saudações!", disse.

Um outro perfil, também de um torcedor do clube equatoriano, utilizou o símbolo da torcida Vozão Pride, composta por torcedores LGBTQIA+. "Mas claro, seus filhos da p*! Não sabem o que é jogar uma Libertadores e querem vir nos ferrar. Olha aquela nota, confirmou que todos os brasileiros são trans", escreveu.

Em nota, a torcida Vozão Pride repudiou os comentários homofóbicos do perfil. "Torcer é o que nos torna iguais e o respeito é o que iremos sempre praticar. Continuaremos lutando contra qualquer tipo de intolerância, resistiremos!", disse em um trecho da nota.

Confira a nota completa:

"Somos a torcida do time do povo! Somos pretos, brancos, pardos, amarelos, índios, PCD, LGBTI e muito mais. Alguns são estrangeiros, outros brasileiros, seja aqui de cima no nordeste ou lá de baixo no sudeste, somos povo.

Vivemos a mesma emoção que é amar um time, amar um esporte e à ele agradecer todos os momentos de alegria, euforia e até mesmo tristeza. Torcer é o que nos torna iguais e o respeito é o que iremos sempre praticar. Continuaremos lutando contra qualquer tipo de intolerância, resistiremos!"

LINKS PATROCINADOS