Prefeito Glêdson articula futuro eleitoral com governador Tarcísio em São Paulo

Coluna Rebate

10/12/24 9:40

O prefeito Glêdson Bezerra participou no último final de semana, em São Paulo, do 1° Fórum Nacional de Prefeitos do Podemos, realizado pela Fundação Podemos. No evento, Sandrinha Bezerra teve a oportunidade de falar sobre a sua experiência enquanto primeira-dama e chefe de Gabinete. Nesse fórum, prefeito Glêdson se reuniu com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, quando debateram o futuro do partido, nas eleições para o Governo do Ceará em 2026, além das duas vagas ao Senado Federal. Além de discutir o rumo do comando do Podemos no Ceará, hoje nas mãos do prefeito Bismark Maia, Glêdson se encontrou com o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, um dos nomes apontados pelos partidos do centro e de direita, para concorrer ao Planalto. E também com o ministro do STF, André Mendonça, ambos convidados para darem palestras no evento. Quem presenciou a conversa reservada de Tarcísio com Glêdson Bezerra, se convenceu que dali havia surgido uma futura nova amizade e quem sabe uma aliança eleitoral, apesar de nenhum deles falarem sobre eleições presidenciais ou estaduais. O prefeito Glêdson preferiu destacar que a sua presença no Fórum Nacional do Podemos teve outro objetivo: “eu tive a alegria de poder relatar como nós conseguimos quebrar o tabu da reeleição, bem como vencer uma eleição contra as maiores forças do estado do Ceará reunidas. Foi um dia incrível, riquíssimo em palestras que muito nos auxiliarão na condução do nosso segundo mandato”.

Cid Gomes começa corrida eleitoral pelo Cariri

Para quem tinha dúvidas sobre a estratégia do senador Cid Gomes para voltar ao protagonismo político no Ceará, o fim de semana deu a certeza sobre o seu futuro eleitoral. Cid esteve no Cariri para uma festa, ainda sem muita expressão, promovida por agropecuaristas da região, a 1ª ExpoCariri, realizada em Barbalha. Nada de novidade, não fosse realizado no mesmo dia o casamento da filha do presidente da Assembleia Legislativa e prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Estavam na festa todas as principais lideranças políticas do Ceará, ligadas a base governista, menos Cid. Com a ausência, Cid manda uma mensagem clara: continua descontente com a base governista ligada ao PT de Elmano, Camilo e José Guimarães. Cid repete a mesma tática eleitoral de sua primeira campanha em 2006. Começa a corrida pelo voto para o Abolição pela região do Cariri. No evento, conversou com lideranças do agro no Ceará e avalia ter saído muito bem fortalecido do encontro. Enquanto alguns ainda comemoram os resultados da eleição, Cid faz política já pensando na próxima.

Camilo tem nome pesquisado para 2026

Está em alta no Planalto a candidatura do ministro Camilo Santana como um plano “B” para substituir o presidente Lula. A idéia, que conta com o aval do próprio Lula, é preparar nomes alternativos, para o PT lançar na corrida presidencial, caso Lula venha a desistir da reeleição. Hoje, Lula trabalha com dois candidatos: o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro Camilo. Na queda de braço dentro do PT, Camilo leva vantagem. Em nota publicada neste domingo (07), no jornal OGLOBO, Camilo é identificado como o pai do Pé-de-Meia. Na avaliação do colunista Lauro Jardim, “Camilo Santana virou o terceiro na linha sucessória para uma eventual substituição a Lula na disputa a Presidência da República, atrás apenas de Fernando Haddad (Fazenda). “a cotação de Camilo cresceu tanto, que segundo Lauro Jardim, “ o PT, inclusive, já está testando o nome de Camilo em pesquisas”. Ciente do seu crescimento tanto dentro do PT, quanto junto ao presidente Lula, o ministro Camilo agora prepara um novo programa, nos moldes do Mais Médico, para estimular a formação de professores em todo Brasil. A cotação de Camilo está tão alta, que na reforma ministerial a ser anunciada em janeiro, a Educação nem entra na discussão sobre mudanças. Diferente da Saúde, onde a ministra Nídia Trindade, deve cair.

Fernando Santana cresce no conceito de Elmano

Após viabilizar uma eleição consensual para a direção da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Fernando Santana foi convocado pelo governador Elmano de Freitas para uma audiência no Abolição. Na reunião, Elmano confidenciou a Fernando Santana que fará uma ampla reforma no secretariado, a ser anunciada em janeiro. E aí, Elmano foi direto com Fernando Santana: amigo, você tem direito de escolher a pasta que quiser. Surpreso com a revelação, Fernando Santana disse ao Governador: o senhor é quem diz, onde eu posso mais ajudar a seu governo. Elmano retrucou: não, amigo Fernando. A pasta é você que escolhe. Na Alece, essa demonstração de força de Fernando Santana mostrou o seu acerto, de não impor a sua candidatura à sucessão de Evandro Leitão. Ao evitar conflitos na base governista, o prestígio de Fernando Santana só subiu junto a Elmano e Camilo Santana. Apesar dessa deferência, Fernando Santana não apontou nenhuma Secretaria. Reafirmou que irá para a pasta que o governador Elmano avaliar ser o local, onde ele mais colabora com a administração estadual.

Presidente da Faec sobe tom contra Expocrato

A 1ª ExpoCariri, realizada em Barbalha no fim de semana, não é uma aventura. Segundo organizadores, o seu desafio é concorrer e, se trabalhar, para desbancar a ExpoCrato. Realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), a ExpoCariri iniciou as suas atividades juntando vários parceiros de peso como a Embrapa, que estaria hoje, relegada a segundo plano pela ExpoCrato. Durante o evento, o presidente da Faec, Amílcar Silveira, foi duro ao avaliar a ExpoCrato: “está meio desvirtuada”. Para Amílcar, a ExpoCrato prioriza as atrações musicais em detrimento à feira agropecuária, que deveria ser o foco principal. Amílcar Silveira faz questão de enfatizar que as duas festas têm propostas distintas: a ExpoCariri é um evento do agro e a ExpoCrato é musical. “O conceito é outro”, disse destacando que o evento “está acontecendo porque estamos fazendo plantios e inovações de alta tecnologia e nós queremos tecnologia para os produtores rurais”. Esse confronto proposto pelo presidente da Faec, Amílcar Silveira, desagrada ao Abolição.

PSB quer a presidência da Câmara de Barbalha

A proximidade da eleição para a Mesa Diretora está motivando articulações entre os nomes colocados na disputa em Barbalha. O conflito, que acontece apenas na base do prefeito Guilherme Saraiva (PT), tem três nomes. Dorivan Amaro, presidente do PT de Barbalha, já se articula com os colegas, mas enfrenta a concorrência de Professor Ilânio e André Feitosa, ambos do PSB. Internamente na briga pela presidência da Câmara de Barbalha, a informação é de que o favorito é Dorivan, apesar das pressões movidas pelos vereadores socialistas, para a base aliada contemplar o PSB. Lideranças petistas como o prefeito Guilherme e o ministro Camilo Santana (PT) não se manifestaram, mas há quem garanta que o presidente estadual do PSB, Eudoro Santana, cogitou a possibilidade de o partido assumir o comando do Legislativo barbalhense. Na base petista é dada como certa a indicação vinda do partido. Apesar da disputa, as discussões estão tranquilas e maduras.