sete dias sem medo da notícia
Atração
Teleférico de Ubajara volta a funcionar após liberação do Ibama
O equipamento foi inaugurado em 1975 como atrativo para a Serra da Ibiapaba
Por : Redação CN7
07/01/22 11:36

O teleférico do município de Ubajara voltou a funcionar nesta sexta-feira (07) após o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberar a licença para operação do equipamento.

A análise do Ibama foi necessária porque o bondinho se encontra em uma área de preservação ambiental. A autorização para seu funcionamento vai movimentar o local, que conta com uma renomada gruta, considerada o maior patrimônio espeleológico do Ceará.

Antes da atração o acesso era feito a pé, em uma trilha com sete quilômetros, percurso de difícil travessia que exige, em média seis horas de caminhada. Com o teleférico serão apenas quatro minutos de viagem.

O equipamento foi inaugurado em 1975 como atrativo para a Serra da Ibiapaba.

A Reforma do Bondinho

O bondinho teve as atividades paralisadas em 2015, após técnicos constatarem a necessidade de reparo e modernização do equipamento. Em seguida, um projeto de revitalização foi implementado no local. A empresa contratada para realizar as obras chegou a desistir da iniciativa, em agosto de 2020, sendo substituída por outra em um novo certame licitatório, no valor de R$ 1,8 milhão.

O bondinho, que fica suspenso em cabos de aço, faz um trajeto de 550 metros, entre a Estação Superior e Inferior. Ele é utilizado por visitantes para visitar a Gruta de Ubajara, única aberta ao público, ou somente para realizar o passeio sobre o parque.

Leia Também
LINKS PATROCINADOS
Leia Também