TCU suspende obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza por irregularidades
Órgão deu prazo de 15 dias para que o secretário da Infraestrutura do Ceará, Lúcio Gomes, irmão de Cid e Ciro Gomes, para explicar as irregularidades encontradas na licitação e durante a obra
03/08/2018 18:23
O Tribunal de Conta da União (TCU) suspendeu, em caráter liminar, a obra da Linha Leste do Metrô de Fortaleza e deu prao de 15 dias para que o secretário da Infraestrutura do Ceará, Lúcio Gomes, apresente esclarecimentos sobre as irregularidades encontradas no processo de licitação e ao decorrer da obra.
A decisão atende à representação feita pelo consórcio constituído pelas empresa Acciona Construccion S/A e Construtora Marquise S/A, que aponta irregularidades no processo de licitação vencido pela Construtora Ferreira Guedes e Sacyr Construccion S/A. A Ferreira Guedes já alojou o engenheiro e homem de confiança da gestão Cid Gomes, Jorge Valença.
Outras irregularidades teriam sido encontradas durante a obra, mas a secretaria teria feito vista grossa.
Em tempo
Jorge Valença passou pela Galvão Engenharia, responsável pelas obras da Arena Castelão, Centro de Eventos e Centro de Formação Olímpica, todas durante a gestão Cid Gomes. Hoje, Valença é sócio na empreiteira Lumali, que já fechou contratos de R$ 70 milhões com o Governo do Ceará.
Publicidade