Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Tauá celebra 222 anos de emancipação com inauguração do Palácio Quinamuiú e entrega de comendas

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades

(Foto: divulgação/Prefeitura de Tauá)

04/05/24 7:30

O município de Tauá, na Região dos Inhamuns, completou, nesta sexta-feira (3), 222 anos de emancipação política. A comemoração foi marcada pela inauguração do Palácio Quinamuiú que abriga o Centro Administrativo José Fernandes Castelo e entrega das Medalhas do Quinamuiú. A prefeita Patrícia Aguiar, que está no quarto mandato, fez em seu pronunciamento um resgate histórico do Tauá e explicou que as comendas entregues são um reconhecimento das personalidades que contribuíram para o crescimento da cidade.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

“Homenageamos todos os prefeitos, deputados, senadores… Temos muito o que comemorar em nossa evolução política, social e econômica e isso se deve ao protagonismo de nossa gente que nunca se quedou pelas dificuldades do clima e do solo que, ao tempo que se apresentam desafiadoras, mostram sua beleza. Ter sido eleita primeira mulher prefeita me impôs um misto de gratidão e responsabilidade que só pode ser compensado com muito trabalho que o Tauá merece”, disse a prefeita.

Em seu discurso, o ex-vice-governador, Domingos Filho, destacou a resiliência do tauaense. “O povo dessa terra nunca se rendeu às intempéries climáticas. Ao contrário, transformou as dificuldades em oportunidades”, definiu. O ex-senador Chiquinho Feitosa, elogiou a gestão da prefeita Patrícia Aguiar, e definiu o amor pelo Tauá. “Meu coração bate diferente quando estou aqui. É o amor por essa terra que faz isso. A construção do Palácio Quinamuiú é um orgulho para o tauaense”, definiu.

“Eu tenho o orgulho de trazer meus filhos para Tauá e mostrar para eles essa terra, a cidade que temos nossas raízes e que vemos o desenvolvimento acontecendo diante dos nossos olhos”, disse o deputado federal Domingos Neto. A deputada estadual Gabriella Aguiar ressaltou a força do tauaense. “O maior patrimônio que nossa cidade possui são as pessoas. É a criatividade, a residência e o espírito empreendedor dos nossos cidadãos, aliados a um poder público que incentiva seus talentos e vocações. Esse somatório impulsiona Tauá para o desenvolvimento econômico e social”, justificou Gabriella.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Estiveram presentes à solenidade o superintendente da SOP, Quintino Vieira, representando o governador Elmano de Freitas; o deputado estadual Osmar Baquit, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; os prefeitos Dariomar Soares (Altaneira), Antônio Filho (Antonina do Norte), Monteiro Filho (Arneiroz), Ednaldo Lavor (Iguatu), Orlando Filho (Mombaça), Rômulo Noronha (Parambu), Valdi Coutinho (Independência), Priscila Barreto (Quiterianópolis), Laís Nunes (Icó), Ramilson (Aiuaba); ex-prefeitos de Tauá, vereadores, e centenas de tauaenses.

História de Tauá

Tauá foi fundada em 1802, desmembrando-se do município de Icó. Ao longo dos séculos, Tauá cresceu e se desenvolveu, enfrentando desafios e superando adversidades com determinação e resiliência. Desde os primeiros dias de sua fundação, Tauá desempenhou um papel fundamental na história do Ceará. Originalmente habitada por povos indígenas, a região foi posteriormente colonizada por exploradores em busca de novas terras e oportunidades. O desenvolvimento gradual da agricultura e da pecuária impulsionou o crescimento da cidade, transformando-a em um importante centro econômico da Região dos Inhamuns.
 
No decorrer dos anos Tauá, a Princesa dos Inhamuns, desempenhou protagonismo regional e estadual, expandindo sua infraestrutura e fortalecendo sua identidade política, econômica, histórica e cultural no Estado do Ceará. O desenvolvimento do comércio trouxe novas oportunidades de emprego e crescimento econômico para a região, enquanto a preservação de suas tradições e valores culturais enriqueceu a vida de seus habitantes.
 
Palácio Quinamuiú

A denominação é oriunda de uma formação rochosa que compõe a paisagem de Tauá. As obras do Palácio são resultado de convênio entre o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura Municipal de Tauá. O edifício compreende uma imponente estrutura física com oito mil metros quadrados de área construída, possuindo 125 salas, sendo sessenta e duas no térreo e sessenta e três no piso superior.

Essas novas instalações acomodarão os Gabinetes da Prefeita, da Vice-Prefeita, dezessete secretarias, nove departamentos municipais, a Receita Federal, uma unidade da Sefaz, capela ecumênica e auditório, permitindo aos tauaenses o acesso à grande maioria dos serviços públicos ofertados pela Prefeitura, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores municipais e mais conforto e qualidade no atendimento aos usuários. Além disso, proporcionará economia aos cofres públicos, já que muitas secretarias funcionavam em prédios alugados.

Confira fotos:

LINKS PATROCINADOS