Suspeitas de fraudes em emendas do Ceará repercutem no país - CN7

Suspeitas de fraudes em emendas do Ceará repercutem no país

Colunista da Veja José Casado trata da possível ligação com o crime organizado

Suspeitas de fraudes em emendas do Ceará repercutem no país

11/07/2025 10:37

As investigações sobre fraudes em emendas parlamentares do Ceará são o foco do noticiário político desta semana. Nacionalmente, a situação repercute de forma negativa. O colunista da Veja José Casado tratou do assunto na publicação desta semana.

"O caso do Ceará, porém, tem uma peculiaridade: a polícia vinculou os principais personagens da investigação, um deputado federal e um prefeito cassado, às máfias do crime organizado dominantes em parte do mapa estadual", escreveu Casado.

Ainda de acordo com ele, a Polícia Federal apresentou ao Supremo Tribunal Federal, "indícios de fraudes em emendas parlamentares ao Orçamento federal relacionadas a vestígios de infiltração de grupos mafiosos do Brasil (Comando Vermelho) e do México (Cartel de Jalisco) na estrutura política de 15% dos 184 municípios cearenses".

O dinheiro teria sido usado, ainda segundo o colunista, na compra de votos para eleição de prefeitos e vereadores nas Eleições 2024.

Entenda

As investigações recaem sobre os deputados federais cearenses Júnior Mano (PSB), Eunício Oliveira (MDB) e José Guimarães (PT), com um peso maior sobre o primeiro.

Segundo a polícia, Mano teria “papel central” com manipulação de emendas parlamentares, cobrando "pedágio" de 12% a 15% do valor que seria repassado aos municípios.

Siga o fio

Uma peça fundamental para a investigação é a ex-prefeita de Canindé Rozário Ximenes que ajudou, segundo o colunista, "a polícia a mapear oito das dezenas de empresas usadas para lavagem das comissões cobradas na manipulação de emendas parlamentares.

O foco principal seria a relação de Mano com Carlos Alberto Queiroz Pereira, eleito prefeito de Choró no ano passado, mas que não pôde assumir por ter o mandato cassado. "Fugiu, teve o mandato cassado e continua em fuga com acusações de trapaças orçamentárias, crimes eleitorais variados e, também, de envolvimento com grupos de narcotraficantes brasileiros e mexicanos", explicou o colunista.

Em tempo

Os deputados citados nas investigações negam envolvimento com esquema de corrupção e ligação com o crime organizado.

Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS