Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Donald Trump
Para a Corte norte-americana, Trump extrapolou sua autoridade
(Foto: reprodução/Instagram)
20/02/2026 14:44
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta sexta-feira (20), por seis votos a três, derrubar o aumento de tarifas sobre importações - entre eles, o Brasil - imposto pelo presidente Donald Trump. A Corte norte-americana entendeu que Trump extrapolou sua autoridade ao impor as tarifas.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Na avaliação da maioria dos ministros concluiu que a lei usada por Trump não permite ao presidente criar tarifas por conta própria. O presidente da Corte, John Roberts, relator do caso, afirmou que Trump precisa demonstrar uma "autorização clara do Congresso" para justificar o tarifaço, citando precedente da própria Suprema Corte.
A decisão ainda estabelece limites ao poder do presidente na política comercial e pode influenciar medidas aplicadas a outros países, entre eles o Brasil.
Siga o canal do CN7 no Telegram
O entendimento da Suprema Corte, no entanto, atinge principalmente as chamadas tarifas recíprocas. Outras taxas, como as aplicadas sobre aço, alumínio e fentanil, continuam valendo. Além disso, não encerra de forma definitiva a possibilidade de novas tarifas nos EUA.