Sobe para seis o número de partidos que condenaram atitude de Tasso contra juiz do TRE-CE
Mais quatro partidos se juntaram ao União Brasil e o Republicanos
(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
26/08/2022 16:10
O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Progressistas (PP) publicaram notas oficiais condenando a atitude do senador Tasso Jereissati (PSDB), que acionou o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com pedido de suspeição contra o juiz Francisco Érico Carvalho Silveira. Tanto o PT quanto o PP lamentam o comportamento do parlamentar cearense de criticar a seriedade da Justiça Eleitoral.
Segundo o presidente regional do PP, AJ Albuquerque, é inaceitável a atitude de Tasso Jereissati contra o TRE do Ceará. "A disputa eleitoral não pode não servir de instrumento para ataques pessoais a magistrados e magistradas e tampouco para descredibilizar as nossas instituições e, menos ainda, para disseminar informações inverídicas, que apenas tentem confundir o eleitorado", diz um trecho da nota.
O presidente estadual do PT, Conin, reafirmou a confiança no processo eleitoral. "O PT reafirma a confiança na condução do processo eleitoral feita pelo egrégio Tribunal Regional Eleitoral cearense, bem como o trabalho do juiz eleitoral Francisco Erico Carvalho", diz um trecho da nota.
PSD e PL
Na noite dessa quinta-feira (25), o PSD e o PL também se manifestaram de forma contrária a atitude do senador contra o TRE-CE.
Em nota assinada pelo presidente regional do PL, Acilon Gonçalves, o partido reafirmou "a confiança e a legalidade do nosso juízo eleitoral brasileiro, no TRE, bem como no juiz Érico Carvalho", diz um trecho.
O presidente regional do PSD, Domingos Filho, é ainda mais contundente em sua nota oficial. "O PSD vem manifestar desacordo com a infundada Exceção de Suspeição apresentada em face contra o juiz eleitoral Érico Carvalho (...) o jurista Érico Carvalho é um profissional de conduta ilibada e de notório conhecimento técnico, exercendo com retidão o seu múnus jurisdicional desde a sua Assunção".
Anteriormente, o União Brasil e Republicanos também criticaram o tucano.
Em tempo
Os partidos Avante e Podemos também se manifestaram contrários ao pedido de suspeição do senador Tasso Jereissati contra o juiz do TRE-CE, Érico Carvalho Silveira.
Em tempo
O deputado federal, Eduardo Bismarck (PDT), também se manifestou contrário ao pedido de suspeição do senador.
Confira as notas completas:



