sete dias sem medo da notícia
Secretário quer parceria da sociedade na guerra contra a criminalidade
Secretário André Costa
Por : Redação CN7
24/05/17 12:53

“Estamos em uma guerra. E a Secretaria de Segurança não vai vencê-la sozinha. A sociedade precisa participar”.  A declaração é do secretário da Segurança Pública do Ceará, delegado federal André Costa, na semana passada, nas redes sociais, ferramenta que ele gosta de usar bastante para tornar públicas as suas iniciativas e interagir com a população.

Nesta mesma ocasião, Costa faz o anúncio de mais uma ferramenta tecnológica que vai se agregar ao aparato de combate ao crime. Cerca de 800 câmeras serão espalhadas por Fortaleza com a tecnologia OCR, do inglês Optical Character Recognition (Reconhecimento Ótico de Caracteres), capazes de fazer a leitura até do número do chassi de um automóvel – impresso nos vidros do veículo – a quilômetros de distância.  Segundo ele, o Ceará será o primeiro estado brasileiro a utilizar esta tecnologia de ponta para o combate ao roubo e furto de veículos. “O foco principal é a recuperação de carros roubados, mas ele (o sistema) permite também a identificação de carros clonados”, arremata. O sistema é inovador e foi desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

PEDALA, PEDALA, PEDALA…

E para comemorar os 20 anos de criação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, a cúpula da instituição não poupou esforços. O fim de semana passado foi recheado de eventos. Um deles,  a exposição dos equipamentos e serviços das corporações vinculadas à SSPDS (Polícia Civil, PM, Perícia Forense, Corpo de Bombeiros Militar e Academia Estadual da Segurança Pública/Aesp).  Muito legal as exposições montadas para o público em dois shoppings da cidade. E no domingo… pernas pra que te quero! O secretário André Costa e o comandante-geral da PM, coronel-comandante Ronaldo Viana, “puxaram” um passeio ciclístico pelas ruas da cidade, com algumas “paradinhas”. Uma delas, no casarão da Polícia Civil, no Centro da cidade.

DENÚNCIA GRAVE

Rola nos bastidores da Polícia Civil um fato que, se comprovado, é gravíssimo. O troca-troca interminável de inspetores e escrivães nas delegacias continua sem trégua. Mas agora vem o pior… Rolam boatos (BOATOS?!) de que neste vale-tudo, há casos de policiais que estão ganhando um extra por fora. Como? Aceitam mudar de local de lotação em troca de dinheiro. Depois, retornam por influência política. Fala-se de um caso em que um inspetor  foi lotado no Interior e pagou R$ 5 mil para permutar com um colega e trabalhar numa DP na RMF.  O que “vendeu” seu lugar foi para o Interior, mas em um mês conseguiu retornar à Capital (com grana no bolso) graças a um padrinho político. Isso é gravíssimo. Se for verdade…

SISTEMA PENAL EM DISCUSSÃO

Deputado federal cearense Moses Rodrigues está à frente das discussões na Câmara dos Deputados, em Brasília, acerca da destinação do Fundo Penitenciário Nacional.  São recursos federais que visam o melhoramento e a ampliação do Sistema Penal. Em todo o País, nas unidades destinadas ao cumprimento de pena e  recolhimento de presos provisórios, a situação é de penúria. As recentes chacinas e massacres em cadeias do Norte e Nordeste reforçam a necessidade de investimentos no setor. Sem controle e sem dinheiro, não há solução. Os presídios são depósitos de detentos e quartéis-generais das facções criminosas. No Ceará não é diferente …

CRIMES MILITARES

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou, por maioria de votos, o Projeto de Lei (PL) que mantém na Justiça Militar  o julgamento para crimes dolosos contra a vida, praticados em objeto de serviço por integrantes das Forças Armadas.  A matéria agora deverá ser votada em Plenário. Já crimes semelhantes praticados por integrantes das polícias estaduais, o julgamento será feito pelo Tribunal do Júri dos Estados.  A medida vem no  momento em que, cada vez mais, as Forças Armadas estão presentes em centros urbanos e rurais, auxiliando no combate no combate à criminalidade e atuando como reforço na Segurança Pública.

NEGÓCIOS DE FERNANDINHO…

Para quem ainda duvida, ou duvidava, o Ceará virou sim um dos principais estados com negócios das facções criminosas do Rio de Janeiro e São Paulo. A última prova disso foi a prisão, em Fortaleza, de um homem considerado o “braço-direito” do traficante Fernandinho Beira-Mar, o maior negociante de drogas do Brasil e que, mesmo estando atrás das grades há 11 anos, continua comandando o tráfico no País e com conexões no Exterior. A PF ainda não divulgou o nome do sócio de Beira-Mar que aqui estava gerenciando seus negócios com drogas, caça-níqueis etc. Fica aí a prova de que Fortaleza virou celeiro dos “tubarões” do tráfico no Brasil. Lembrem-se que no ano passado o “número dois” do PCC foi descoberto aqui. Era o irmão do Marcos Herbas Camacho, o “Marcola”, o chefe da organização criminosa. Alguém ainda tem dúvidas???

CADEIA DE GRAÇA???

E saiu a primeira leva de sentenças judiciais do caso Chacina de Messejana. Em um despacho de 556 páginas (o processo já tem 7,5 mil páginas), os juízes de Direito Adriana da Cruz Dantas, Eli Gonçalves Júnior e Luiz Bessa Neto decidiram mandar a Júri Popular oito dos 44 PMs suspeitos da matança de 11 pessoas, em novembro de 2015, nos bairros Lagoa Redonda, Curió e Conjunto São Miguel, na Grande Messejana. Outros 10 PMs foram impronunciados, isto é, não serão julgados por falta de provas. E dos 18 que tiveram sentença já publicada, 17 foram soltos. Apenas um vai ficar atrás das grades. E agora vem a pergunta que não quer calar: E aqueles que foram inocentados pela própria Justiça e ficaram meses a fio atrás das grades, numa grande injustiça, terão esse “erro judicial” reparado??? Com a palavra os “doutos” magistrados…

E TEM MAIS!!!

* Está sendo aguardado com expectativa o plano que a Prefeitura Municipal de Fortaleza vai colocar em prática para a Segurança Pública da Capital. O projeto será capitaneado pelo vice-prefeito, Moroni Bing Torgan, que tem larga experiência no setor, pois já foi secretário da Segurança e é delegado federal aposentado. Na SSPDS, deu um show de competência e foi na gestão dele que a Polícia do Ceará prendeu o famoso pistoleiro “Mainha”. Bing-Bing está montando uma equipe de especialistas no setor… Aguardem

* E nos bastidores da Polícia Civil  tem se falado muito na “dança das cadeiras” em delegacias. Na Região Metropolitana, a delegada deixou o comando da DP e quem vai assumir é o sobrinho, que recentemente ingressou na instituição. Noutra, o filho de um diretor (também delegado), deixou o cargo no Interior e vem para a Capital assumir no lugar de veteranos. A “peixada”  está comendo solta na PC…

* E repercutiu a nota publicada na coluna passada, quando foi denunciando que a Polícia Civil fechou contrato com uma empresa do ramo de alimentos para fornecer o café da manhã para os presos que estão nas delegacias da Grande Fortaleza. Nada menos que R$ 750 mil serão pagos no contrato entre maio e novembro. A pergunta de quem comentou foi: “Que café caro é este, menino????”

* A Denúncia é grave: na periferia de Fortaleza, traficantes armados até os dentes  estão expulsando as famílias de suas casas para transformar os imóveis em pontos de venda de drogas e esconderijo de quadrilhas de assaltantes. Nos prédios residenciais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, é o pau que rola… Cadê a Polícia???

* De parabéns a equipe da Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) que, durante as exposições em dois shoppings da Capital, na semana de comemoração dos 20 anos da SSPDS, fez palestras para crianças, adolescentes e jovens, mostrando os perigos das drogas. Bingo!!!

* Uma justa homenagem foi feita pelo Comando do 1º BPM (Russas) e da 3ª Cia do 1º BPM (Jaguaribe). O auditório do Quartel do 1º BPM recebeu o nome do Subtenente PM Carlos Herbênio Almeida Bezerra. Durante anos ele atuou como comandante do destacamento da PM da cidade de Jaguaretama e foi um “caçador” de bandidos no Vale do Jaguaribe. Acabou sendo covardemente assassinado por bandidos a mando de uma quadrilha de assaltantes de bancos por ele desarticulada.

 

 

 

 

 

 

LINKS PATROCINADOS