sete dias sem medo da notícia
Em nota
Secretaria de Saúde de Redenção nega presença da variante Delta no município
Em nota, a secretária pediu que a Sesa se retrate com o município
(Foto: Peter Linforth/Pixabay)
Por : Redação CN7
19/08/21 16:43

A Secretária de Saúde de Redenção, Valesca Nogimo, negou nesta quinta-feira (19) a presença da variante Delta da Covid-19 no município. A informação sobre a presença da cepa em um paciente da cidade foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Em nota, a secretária repudiou a notícia e pediu que a Sesa se retrate com o município.

Valesca acredita que a confusão na informação tenha sido causada por uma falha do sistema no momento do cadastro do paciente que foi diagnosticado com variante Delta do coronavírus. “Recebemos uma ligação da nossa ADS afirmando que o caso da variante delta que foi endereçado ao nosso município, NÃO É NOSSO”, garantiu.

A secretária de Saúde diz ser “inadmissível” que um órgão como a Sesa veicule informações sem sequer mapear a veracidade e que a mesma não notifique o município sobre a confirmação de um caso positivo de um cidadão com endereço domiciliar na cidade. “Causou um sentimento de extrema instabilidade entre os municípes, além de descredibilizar o trabalho diário que o profissionais de saúde tem no enfrentamento direto a Covid-19 em nosso município”, disse.

Leia a nota na íntegra:

Em respeito a população de Redenção e ao trabalho que o Governo Municipal, através da Secretaria da Saúde vem prestando dentro do município, um serviço transparente e de respeito, sobretudo de cuidado com a vida das pessoas, quero externar meu total repúdio a notícia veiculada pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, onde fora informado que o município de Redenção era uma da cidades com caso da Variante Delta da Covid-19. É inadmissível que um órgão estadual, com o porte técnico que a SESA tem, veicule informações sem sequer mapear a veracidade das mesmas e mais, sem antes nos informar, enquanto município, sobre a confirmação de um caso positivo de um cidadão com endereço domiciliar em nosso município. O que causou um sentimento de extrema instabilidade entre os municípes, além de descredibilizar o trabalho diário que o profissionais de saúde tem no enfrentamento direto a Covid-19 em nosso município de Redenção.

Depois de manter contato direto com a SESA para garantir o recebimento de um relatório técnico que constatasse a confirmação deste caso para Redenção, recebemos uma ligação da nossa ADS afirmando que o caso da variante delta que foi endereçado ao nosso município, NÃO É NOSSO, tendo assim havido uma falha do sistema no momento do cadastro desse paciente. Desse modo, é de extrema importância que a Secretaria da Saúde do Estado se prontifique a retificar a informação veiculada, se retratando com o município de Redenção, para que assim possamos firmar, em um contexto geral, a credibilidade e transparência do nosso trabalho.

A população de Redenção, reitero meu compromisso a frente dessa parte, sobre as premissas de prestar um trabalho sério, transparente e humanizado, de cuidado com a vida e o psicológico das pessoas.

Cordialmente,
Valesca Nogimo.
Secretária da Saúde de Redenção.

Leia mais: Sesa confirma primeiro caso de nova variante da Covid-19 no Ceará

LINKS PATROCINADOS