sete dias sem medo da notícia
Cepa "Mu"
Secretaria de Saúde confirma presença de nova variante no Ceará
A cepa "Mu" foi detectada em duas mulheres que moram em Fortaleza
(Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará)
Por : Redação CN7
15/09/21 18:09

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou nesta quarta-feira (15) a presença de uma nova variante da Covid-19 no Ceará. A cepa “Mu”, originalmente encontrada na Colômbia, foi detectada em duas mulheres que moram em Fortaleza, com idades de 45 e 47 anos. Os casos foram confirmados após testes realizados pela Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

A nova variante está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma das possíveis características apontadas a nova cepa é a resistência as vacinas contra a Covid-19. Porém, essa informação ainda não foi confirmada. As mulheres identificadas com a variante no Ceará tomaram uma dose do imunizante contra o coronavírus e, segundo rastreamento do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), ambas têm histórico de viagem para a Colômbia. Elas desembarcaram no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, no dia 6 de julho com sintomas gripais, foram a unidades de saúde e cumpriram autoisolamento durante a infecção.

A cepa Mu está sendo observada pela OMS devido ao potencial de transmissão ou escape de anticorpos. No entanto, ela ainda não é considerada variante de preocupação, como é o caso da Alfa (Reino Unido), Beta (África do Sul), Gama (Brasil) e Delta. No Brasil, além do Ceará, a variante foi detectada também em Minas Gerais com três pessoas contaminadas em Virginópolis e duas em Guanhães, ambas cidades da Região Leste do estado.

LINKS PATROCINADOS