Sarto solicita prioridade para profissionais da educação no Plano Nacional de Imunização

Fortaleza conta com 16 mil profissionais de educação

Sarto durante reunião do Fórum Nacional de Prefeitos (FNP) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. (Foto: divulgação)

Sarto durante reunião do Fórum Nacional de Prefeitos (FNP) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. (Foto: divulgação)

14/01/2021 18:31

Em reunião do Fórum Nacional de Prefeitos (FNP) realizada nesta quinta-feira (14) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), solicitou que os profissionais da educação sejam priorizados no Plano Nacional de Imunização. Sarto alegou que o intuito é criar condições seguras para o retorno das aulas e da reposição do calendário escolar. Atualmente, Fortaleza conta com 16 mil profissionais de educação.

"Nós, aqui na Frente de Prefeitos, fizemos, Fortaleza, Recife e outras capitais, o apelo para que incluíssemos os trabalhadores de educação - professores, merendeiras, porteiros, todos - nesse faseamento antecipado, inclusive sugerindo a participação da iniciativa privada, se a gente conseguir sensibilizar para que esse faseamento seja alterado, e esse grupo seja também prioritariamente vacinado", explicou.

Ainda de acordo com José Sarto, os prefeitos e governadores da região Nordeste estão trabalhando em conjunto para conseguir o maior número de vacinas possíveis para a região. "Estamos trabalhando conjuntamente para adquirir o maior número de vacinas possível para vacinar também o maior número de pessoas possível, evidentemente obedecendo o faseamento das prioridades.", afirmou.

Vacinação no Brasil

A vacinação contra a Covid-19, no Brasil, deve iniciar na próxima quarta-feira (20), às 10 horas. Os moradores das capitais espalhadas pelo país serão as primeiras cidades a receber as doses dos imunizantes. A previsão do Ministério da Saúde é de que sejam entregues 8,8 milhões de doses de vacina neste mês de janeiro, 30 milhões em fevereiro e mais 50 milhões em março. Na primeira fase do Plano Nacional de Imunização, serão vacinados idosos acima dos 75 anos que estejam em instituições de longa permanência, profissionais da saúde e indígenas acima dos 18 anos.

As primeiras doses da vacina serão distribuídas aos Estados a partir da próxima segunda-feira (18). Para que a vacinação possa iniciar na próxima quarta-feira (20), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisa autorizar o uso emergencial das vacinas CoronoVac e Astrazeneca.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS