Sarto assina ordem de serviço para obras de drenagem na Av. Heráclito Graça

Obras contam com investimento de R$ 24 milhões e terão duração de 11 meses

(Foto: Daniel Calvet/Prefeitura de Fortaleza)

27/11/23 13:40

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), assinou, nesta segunda-feira (27), a ordem de serviço para as obras de drenagem da Avenida Heráclito Graça. As intervenções no local acontecem em dois trechos: na rua Gonçalves Lêdo, onde está sendo construído um novo sistema de drenagem; e na Av. Heráclito Graça, com a construção de uma via de acesso local em um dos lados da calçada da avenida. As obras têm o intuito de acabar com o problema de alagamentos na via. Para isso, será construído um reservatório de controle de cheias.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

“Desde o início da gestão, nós estamos empenhados para encontrar uma solução definitiva para o problema crônico de alagamentos na Heráclito Graça. Chegamos então nessa proposta, que conta com uma engenharia inovadora para a construção de reservatórios subterrâneos. É como um grande piscinão que vai reter até 14 mil m³ de água”, explicou o prefeito.

Outras intervenções serão realizadas como a substituição do pavimento asfáltico por piso em intertravado e a construção de calçadas acessíveis e niveladas, que devem facilitar o acesso e a travessia de pedestres.

“Além da drenagem, o projeto também vai trazer outras melhorias. A via vai passar a contar com piso intertravado, auxiliando o conforto térmico. O projeto abrange também a requalificação da Praça Bárbara de Alencar, que passará por reforma completa, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que transitam aqui”, completou.

A Praça Bárbara de Alencar, localizada nos arredores do Ginásio Paulo Sarasate, receberá novos mobiliários urbanos, como bancos e lixeiras, serviços de pintura na meia-quadra de basquete, novos alambrados, além da instalação de duas futmesas em concreto, melhoria no piso da academia ao ar livre e playground.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

As obras contam com investimento de aproximadamente R$ 24 milhões e terão duração de até 11 meses.

Entenda

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, o sistema subterrâneo terá capacidade de armazenamento equivalente a 13 piscinas olímpicas, cujo volume passará a ser escoado gravitacionalmente até o riacho Pajeú. Para auxiliar no escoamento da água pluvial sobre a avenida, serão instaladas grelhas de drenagem ao longo da via, fazendo com que não haja mais pontos de alagamentos na pista, que atualmente acontece devido a obstrução e a insuficiência da galeria de drenagem existente.

LINKS PATROCINADOS