Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Sarto autoriza construção de posto de saúde no bairro Edson Queiroz

Equipamento terá três equipes da Estratégia Saúde da Família

Sarto assina ordem de serviço

04/10/23 12:41

O prefeito José Sarto assinou, nesta quarta-feira (4), a ordem de serviço para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Residencial Yolanda Queiroz. O novo equipamento terá três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) para acolher a população que reside nas proximidades do bairro Edson Queiroz e seu entorno. Como destacou Sarto, a construção faz parte do pacote de investimentos da saúde, anunciado no mês de abril.

“Estamos assinando a ordem de serviço para um posto de saúde que será totalmente climatizado e onde teremos três equipes de saúde da família, se adequando às necessidades do Residencial e do seu entorno. Isso faz parte do nosso pacote de requalificação, que irá construir 16 novas unidades, além de contar com as carretas, que são seis unidades móveis. Já recebemos três e mais três estão a caminho. Além disso, inauguramos três Farmácias Polo e agora contamos com a telemedicina, com a disponibilidade virtual dos resultados de exames e também com os Tuk-Tuks dos Remédios”, defendeu o prefeito Sarto.

O projeto prevê a construção de um posto de saúde com cerca de 375 metros quadrados de área construída, com sala de espera, triagem, além de consultório para prevenção ginecológica e odontologia. O equipamento contará, ainda, com sala de vacinação, coleta, curativo, esterilização, sala de observação, setor administrativo, almoxarifado, dentre outros novos espaços que vão auxiliar os profissionais da saúde.

“Essa comunidade está sendo beneficiada com uma estrutura nova de saúde, que deverá trazer todo o serviço de atenção primária: farmácia, saúde da família e exames. Nosso objetivo é esse, levar a todas as comunidades, até as mais distantes, a qualificação de atendimento. Hoje nós estamos com 80% de cobertura de atenção primária, e vamos avançar ainda mais”, defendeu o secretário da saúde Galeno Taumaturgo.

Com investimento de R$ 1,4 milhão, as obras terão prazo de execução de 7 meses e serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura, comentou que, além do posto, o Residencial irá receber outras melhorias. “A Prefeitura está chegando com força aqui na comunidade, com um posto de saúde novo. Aqui do lado, tem também uma Areninha, que foi feita pelo Governo do Estado. Nós iremos fazer todo o entorno dela, com academia de ginástica, área de lazer e playground, para todas as crianças terem acesso a esporte e também gerar emprego e renda para a comunidade”.

Adriana Sousa, moradora do Residencial Yolanda Queiroz, celebrou a assinatura de construção do novo posto de saúde. “Muito bom, pois a gente precisa se deslocar para muito longe para ter atendimento. Fiquei muito feliz e muitas pessoas aqui também. E é isso, a gente espera que venha coisas ainda melhores para a gente”.

Estiveram presentes na assinatura da ordem de serviço os vereadores Luciano Girão, Robério Sampaio, Ana Aracapé, Cláudia Gomes, Marcelo Lemos, Wander Alencar, Dummar Ribeiro, Eulógio Neto e Heitor Holanda.

LINKS PATROCINADOS