sete dias sem medo da notícia
CALOR!
Santa Quitéria registra segundo maior pico de temperatura da história
Município da região Norte ultrapassou os 40ºC
Por : Redação CN7
20/11/23 8:08

No último sábado (18), a cidade de Santa Quitéria, enfrentou o segundo maior pico de temperatura já registrado no estado. Os termômetros marcaram 41,8°C às 15 horas, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Com esse registro, Santa Quitéria alcançou a maior temperatura no ano, superando os registros de agosto com 38,9ºC. Por enquanto, o recorde ainda é mantido pela marca de 41,9°C em Jaguaribe, em 31 de outubro.

A Funceme revela que outubro de 2023 registrou 16 picos de temperatura acima de 40°C, com destaque para Jaguaribe, Barro e Crateús. Comparativamente, em outubro de 2022, houve apenas dois registros acima dessa temperatura no Ceará.

O meteorologista Lucas Fumagalli explica que os picos de temperatura nesta época são mais comuns, devido à escassez de chuvas entre agosto e novembro.

As maiores temperaturas dos últimos 15 dias:

  • 41,8°C: Santa Quitéria (15h, 18 de novembro)
  • 40,4°C: Jaguaribe (15h, 14 de novembro)
  • 39,1°C: Barro (15h, 8 de novembro)
  • 38,5°C: Alto Santo (16h, 8 de novembro)
  • 38,5°C: Varjota (16h, 8 de novembro)

O meteorologista Flaviano Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destaca que o El Niño continuará influenciando o clima nas próximas semanas, afetando a pré-estação (dezembro e janeiro) e a estação chuvosa (fevereiro a maio) no Ceará.

Com a diminuição da umidade do ar, o calor intenso e a exposição ao sol podem agravar problemas respiratórios, desidratação, tonturas e até confusão mental.

O clínico geral Davi Pontes aconselha beber pelo menos um litro a mais de água do que o habitual e manter-se hidratado, buscando sombra e usando roupas leves.

LINKS PATROCINADOS