sete dias sem medo da notícia
Santa Casa de Sobral realiza duas captações de múltiplos órgãos em menos de 24 horas
Hospital dispõe de uma Organização de Procura de Órgãos (OPO)
Por : Redação CN7
26/09/20 9:43

Após retomar as atividades de captação de órgãos, suspensas desde o início de março, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral apresenta o balanço das ações realizadas em parceria com profissionais da Central de Transplantes do Ceará.

Foram realizadas captações de múltiplos órgãos de dois doadores, em menos de 24 horas, depois de busca ativa, adequado diagnóstico de morte encefálica e entrevista com as famílias, que autorizaram a doação.

A Santa Casa dispõe de uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) – entidade vinculada à Central de Transplantes do Estado do Ceará – composta por uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, bolsistas de Enfermagem e Medicina, e assistentes sociais. 

“A busca significa avaliar os pacientes com gravidade, que tenham tido traumatismo craniano grave, que possam estar evoluindo para morte cerebral. Depois de detectado o paciente como potencial doador se abre o protocolo para a confirmação diagnóstica de morte encefálica, sendo concretizada com a avaliação de dois profissionais distintos e um exame de comprovação de atividade elétrica cerebral – Eletroencefalograma. Então, se chama a família e se apresenta o diagnóstico final, podendo a mesma aceitar ou não a doação dos órgãos”, ressalta o presidente da OPO no hospital, Dr. Cristiano Araújo Costa.

LEIA TAMBÉM