Saída de Camilo do MEC é terrível para Elmano, declara Cid à Folha
"Se ele sai do ministério, isso deixa de ser uma sombra e passa a ser um fantasma"
Cid Gomes e Elmano de Freitas
21/01/2026 9:33
O senador Cid Gomes (PDT-CE) concedeu entrevista à Folha de São Paulo, em matéria publicada nesta quarta-feira (21), afirmando que a possível saída do ministro Camilo Santana do ministério da Educação será terrível para o governador Elmano de Freitas.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
"Se ele sair, isso é terrível para o Elmano. O Camilo, como foi um excelente governador, saiu muito bem avaliado, ele não deixa de ser uma sombra para o governador Elmano. Agora, se ele sai do ministério, isso deixa de ser uma sombra e passa a ser um fantasma", declarou o senador.
Camilo disse a jornalistas, na última segunda-feira (19), que poderá sair do governo Lula antecipadamente, a tempo de se desincompatibilizar para as eleições deste ano. Ele afirmou que esse movimento seria para apoiar Elmano. "Quero dizer claramente que o meu candidato será Elmano de Freitas, para ser reeleito governador do estado do Ceará, e presidente Lula para ser reeleito", afirmou.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Para se desincompatibilizar, Camilo tem que sair até abril deste ano. Segundo a Folha, " avaliação, no Palácio do Planalto, é que o presidente poderá retirar Elmano da disputa e colocar Camilo na eleição pelo governo cearense caso conclua, nos próximos meses, que essa é a única chance de seu grupo político não perder no estado".
Ainda segundo o jornal, "levantamento Ipsos-Ipec divulgado no mês passado mostrou Ciro com 44% das intenções de voto. Elmano aparece com 34%". Cid Gomes disse à reportagem da Folha achar exagerada a pressão sobre Elmano. Segundo o FG, as pesquisas mostram o irmão Ciro na frente neste momento porque ele aparece como um candidato de consenso entre opositores. Cid acredita que o cenário deve mudar até a eleição, "com mais candidatos de direita se lançando e dividindo o eleitorado".