Romeu Aldigueri repudia tarifaço dos EUA e defende setores produtivos atingidos - CN7

Romeu Aldigueri repudia tarifaço dos EUA e defende setores produtivos atingidos

Segundo o parlamentar, a medida representa um duro golpe à economia do estado

Romeu Aldigueri repudia tarifaço dos EUA e defende setores produtivos atingidos

(Foto: Junior Pio/Alece)

01/08/2025 16:12

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri, utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (1º) para manifestar publicamente seu repúdio à decisão unilateral do governo dos Estados Unidos de impor novas tarifas a produtos brasileiros. Segundo o parlamentar, a medida representa um duro golpe à economia do estado, afetando diretamente cadeias produtivas que levaram anos para se consolidar.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

“Em respeito a todos os cearenses, repúdio à unilateralidade do Governo dos EUA, cujo resultado será de perda de empregos, desmonte de cadeias produtivas e desconstrução de setores que demoraram anos para montar sua logística”, afirmou Aldigueri.

O parlamentar destacou que o Ceará tem se tornado referência nacional por seus avanços em áreas como educação, infraestrutura e turismo, além de manter um modelo de desenvolvimento baseado na integração entre o poder público e a iniciativa privada, com foco na coletividade e no republicanismo. Para ele, esse esforço agora está ameaçado por uma decisão externa tomada “sem diálogo e sem critérios técnicos”.

Aldigueri também criticou o que classificou como “voluntarismo” do presidente norte-americano, afirmando que o Brasil está sendo penalizado de forma injusta. “O Ceará é parte de uma nação lutadora, de uma brava gente, com história de superação, e não baixará a cabeça para a injustiça, o autoritarismo e os ataques à sua soberania e à sua gente”, disse.

Entre os setores mais afetados pelo tarifaço, o deputado citou os de pescados, castanha de caju, água de coco, cera de carnaúba, couros e calçados, todos com forte presença na economia cearense e dependência do mercado externo, especialmente o norte-americano.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Ao final da nota, Aldigueri reforçou o compromisso de somar esforços com o Governo do Estado, o Governo Federal, o setor produtivo e demais instituições para buscar soluções que minimizem os prejuízos causados pela medida. Ele defendeu, ainda, que relações diplomáticas sejam baseadas no diálogo e na técnica, “jamais na chantagem e na opressão”.

Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS