Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Réveillon 2024: programação é divulgada pela Prefeitura de Fortaleza

São esperados mais de 600 mil turistas e um incremento de mais de R$ 3,4 bilhões

(Foto: reprodução/Prefeitura de Fortaleza)

27/12/23 7:22

O plano operacional para o Réveillon 2024 em Fortaleza foi divulgado pela Prefeitura de Fortaleza, nesta terça-feira (26). A festa da virada será realizada no Aterro da Praia de Iracema nos dias 29, 30 e 31 de dezembro. O evento contará com ações nas áreas de segurança, limpeza, ordenamento, sustentabilidade e mobilidade para garantir uma grande festa para fortalezenses e turistas. São esperados mais de 600 mil turistas e um incremento de mais de R$ 3,4 bilhões na economia da capital.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

A programação conta com atrações nacionais e internacionais. Com três dias de festa, o primeiro dia será nesta sexta-feira (29) com o show de Roberto Carlos. Já no dia 30 de dezembro, quem for para o Aterro da Praia de Iracema irá conferir as apresentações de Mara Pavanelly e Nonato Lima, Péricles, Luísa Sonza, Marisa Monte, Xand Avião, Bell Marques, Muri Huff e Mari Fernandes. Na noite da virada, os shows serão de Paulo Benevides, Giovana Bezerra e Camila Marieta, seguindo com Marina Sena, Ney Matogrosso, João Gomes, Wesley Safadão, Titãs, Alok e Taty Girl. O cantor Wesley Safadão fará a contagem regressiva para o ano novo.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

O secretário de Governo Renato Lima destacou a importância do trabalho integrado de diversos órgãos para fazer do Réveillon de Fortaleza o maior do Brasil. “São aproximadamente 5 mil pessoas envolvidas na operação, que inclui os três dias de Réveillon. Esse é um trabalho conjunto, de muitas pastas, de muitas mãos, que foi liderado pela Secretaria de Governo”, afirmou Renato Lima.

Na ocasião, o secretário também destacou a importância dos patrocinadores para a realização da festa. “Este Réveillon tem se notabilizado por fazer de Fortaleza a capital do Brasil mais procurada pelos turistas, é um Réveillon da sustentabilidade, em especial um Réveillon de tratamento do recurso público com muita responsabilidade. O prefeito Sarto definiu isso como prioridade desde o ano passado e repetimos esse ano. Nenhum cachê está sendo pago pelo poder público, a iniciativa privada se irmanou à Prefeitura de Fortaleza e está arcando com o pagamento de todos os artistas”, ressaltou o secretário.

O Réveillon 2024 de Fortaleza conta com o apoio de 12 empresas privadas que estão patrocinando as atrações. O secretário do Turismo Alexandre Pereira salientou a importância do trabalho integrado entre os órgãos envolvidos na organização do Réveillon para o sucesso do evento. “As informações serão passadas para a rede hoteleira, para os agentes de viagens, os guias e outros atores do trade turístico, para que eles possam entender como funcionará essa organização do evento, para que possamos dar o máximo de conforto para quem vem nos visitar e curtir a festa, além dos Fortalezenses”, pontuou Alexandre.

Segundo Disraelli Brasil, assessor técnico da AMC, contará com o efetivo de 224 agentes e orientadores da Autarquia, e bloqueios das principais vias do entorno do Aterro da Praia de Iracema. “O objetivo da operação de trânsito é trazer o maior conforto possível para os que vão participar do evento, por isso todas as ruas do entorno estarão interditadas, para resguardar a integridade física de todos e também teremos operações para facilitar a chegada e saída do local”, informou Disraelli, acrescentando a recomendação para que as pessoas priorizem o transporte coletivo, táxis e veículos por aplicativo para realizar os deslocamentos. “Teremos áreas específicas para atender a cada um desses públicos.”

OPERAÇÃO DE TRÂNSITO

Para reforçar a segurança no deslocamento do público que vai acompanhar o Réveillon de Fortaleza, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) montou uma operação especial de tráfego composta por 224 agentes e orientadores. O efetivo atuará no entorno do Aterro da Praia de Iracema em cada um dos dias de festa.

Em virtude dos bloqueios viários, motoristas devem ficar atentos às mudanças na circulação. Algumas interdições terão início às 6h de sexta-feira (29/12) e seguirão até às 6h da segunda-feira (01/01). É o caso de todas as vias que dão acesso ao Aterro, como Monsenhor Bruno, Camocim, Carlos Vasconcelos, Francisco Virgílio Vasconcelos e Barão de Aracati, a partir do cruzamento com a Av. Monsenhor Tabosa.

No mesmo período, será implementado o bloqueio da Av. Beira-Mar, entre as ruas Ildefonso Albano e Ararius, e o seu acesso com pontos de bloqueio nos cruzamentos da Av. Historiador Raimundo Girão com a Rua Ildefonso Albano e Av. Historiador Raimundo Girão com a Rua João Cordeiro.

Já a Av. Abolição e Av. Historiador Raimundo Girão estarão bloqueadas entre as ruas Nunes Valente e Ildefonso Albano todos os dias a partir do meio-dia de sexta-feira. A opção de desvio para quem vem na Av. Historiador Raimundo Girão, sentido Centro/Mucuripe, é dobrar à direita na Rua Ildefonso Albano e à esquerda na Av. Monsenhor Tabosa. Já para quem segue no sentido Mucuripe/Centro, a orientação é dobrar à esquerda na Rua Nunes Valente e à direita na Rua Dep. Moreira da Rocha ou utilizar a Rua Tenente Benévolo.

Áreas de desembarque
A Av. Rui Barbosa, entre a Rua Tenente Benévolo e a Av. Historiador Raimundo Girão, será bloqueada a partir das 17h para facilitar a travessia de pedestres que utilizam o transporte público. A área de desembarque para os usuários ocorrerá na Rua Tenente Benévolo, entre a Av. Barão de Studart e a rua Monsenhor Bruno.

Bolsões de estacionamento para taxistas foram reservados na Av. Abolição, entre a Av. Barão de Studart e a Rua Nunes Valente, e no mesmo trecho na Av. Beira-Mar, a partir das 16h. O acesso local estará garantido em todas as áreas com intervenções no tráfego mediante apresentação de comprovante de endereço.

Em caso de ocorrências de irregularidades ou sinistros de trânsito, a população pode solicitar atendimento do órgão pelo número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

TRANSPORTE PÚBLICO

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforça a oferta de ônibus de 29 a 31 de dezembro com 180 veículos extras e sete linhas especiais expressas, saindo dos terminais de integração. A finalidade é incentivar o deslocamento por meio do transporte coletivo para o Aterro da Praia de Iracema.

Na sexta-feira, além da frota regular de 1.634 veículos, estarão em operação 50 ônibus extras. No sábado, 1.027 ônibus integram a frota regular e também serão reforçados com 50 veículos. No domingo, serão adicionados 80 veículos aos 489 ônibus da frota regular. 20 linhas regulares passam próximo ao Aterro da Praia de Iracema.

Para facilitar o deslocamento dos fortalezenses à festa, a Prefeitura garante a tarifa social no transporte coletivo nos dias 31 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro de 2024.

TopBus+ e táxi
Para o embarque e desembarque dos táxis e TopBus+, serão destinados três pontos localizados na Av. da Abolição, a partir da Av. Barão de Studart no sentido leste/oeste.

A área reservada aos veículos do TopBus+ será na Av. Abolição entre as José Vilar e Nunes Valente.

Os pontos de embarque/desembarque de táxi serão na Av. Abolição, iniciando após o terceiro ponto de embarque/desembarque do TopBus+ até a Rua José Vilar.

SEGURANÇA

A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) atuará em diversos espaços da cidade durante a festa de Réveillon, com o reforço da segurança na Praia de Iracema e Beira-Mar, nos sete terminais de integração e ainda no apoio às equipes da AMC, Agefis, SMS, Funci, Etufor e SCSP, que também trabalharão em regime de plantão.

A atuação da GMF será voltada para ações de videomonitoramento, prevenção de afogamentos e patrulhamento, que serão realizados a pé, em bicicletas, em motos e em viaturas. Ao todo, o efetivo será de 850 guardas municipais durante o Réveillon 2024.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) atuará com uma equipe de 81 bombeiros militares, 12 guarda-vidas e seis vigilantes. Também serão disponibilizadas viaturas de resgate, salvamento e guarda-vidas.

A Polícia Civil do Estado do Ceará disponibilizará um efetivo de 117 policiais para os três dias de evento. Uma delegacia móvel será disponibilizada em local estratégico. Já as delegacias do 2º e do 34º Distrito Policial, localizadas próximas à área do Réveillon, funcionaram em regime plantonista. As delegacias do 10º, 13º, 30º e 32º distritos policiais ficarão encarregadas de atuar de forma supletiva.

A Polícia Militar do Estado do Ceará disponibilizará um efetivo de 1.751 policiais militares ao longo dos três dias de evento.

SAÚDE

Com relação aos serviços da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), serão instalados quatro Postos Médicos Avançados (PMA) no Aterro e no Aterrinho da Praia de Iracema, que funcionarão nos três dias de evento. Cada PMA contará com sala de acolhimento com classificação de risco, de observação, de procedimentos e de estabilização. Ao todo, serão 201 profissionais atuando no evento, incluindo apoio administrativo.

Haverá também oito unidades móveis de atendimento (ambulâncias) nos três dias. Cada PMA contará com duas ambulâncias. Serão quatro unidades de suporte avançado, com médico, enfermeiro e condutor socorrista, e quatro de suporte básico, com técnico de enfermagem e condutor socorrista.

Caso seja necessário remover o paciente do local, as unidades móveis estarão preparadas para o traslado, com destino ao Instituto Dr. José Frota (IJF); Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra); Hospital Distrital Maria José Barros de Oliveira (Frotinha Parangaba); Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha Barra), em caso de emergência obstétrica, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Cristo Redentor, Praia do Futuro e Vila Velha.

FISCALIZAÇÃO

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente para garantir o ordenamento do comércio ambulante, com 450 agentes, entre fiscais de Atividades Urbanas, auxiliares e motoristas, verificando as autorizações e condicionantes emitidas pela Secretaria Executiva Regional (SER) 2, impedindo a obstrução irregular dos logradouros públicos e a venda de cigarros eletrônicos.

Também realizará busca ativa de descarte irregular de resíduos sólidos, combate à queima de fogos barulhentos e de poluição sonora com a utilização de paredões de som. Equipes volantes estarão dispostas no calçadão, na faixa de areia da praia, e nos bloqueios entre as ruas Dias de Sousa e João Cordeiro, com o apoio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

ORDENAMENTO DE AMBULANTES

Para incentivar o comércio local e a geração de renda, a SER 2 concedeu autorização para 740 vendedores ambulantes trabalharem nos três dias de festa com o comércio de alimentos e bebidas. Desse total, 185 vendedores vão comercializar em locais fixos e 555 atuarão de maneira itinerante.

Todos os ambulantes autorizados foram capacitados sobre questões relacionadas à segurança, higiene alimentar e descarte correto dos resíduos sólidos gerados. A capacitação tem validade de um ano e, durante esse período, os vendedores estão aptos para trabalharem em eventos, conforme orientação da SER 2.

Os ambulantes poderão circular entre as ruas João Cordeiro e Rui Barbosa, no espaço que compreende o Aterro da Praia de Iracema e poderão comercializar os produtos informados no ato do cadastro. Além disso, profissionais da gestão municipal estarão presentes durante o evento para orientar a atividade dos comerciantes.

ACESSIBILIDADE

A área para pessoas com deficiência (PCD), adaptada às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ficará localizada na lateral direita do palco, ao lado da Avenida Beira-Mar, a 15 metros de distância da área frontal do palco. A entrada da área contará com sinalização adequada para identificação do espaço, além de rampa com controle de acesso e passarela até o elevado.

O espaço tem capacidade para 100 pessoas, incluindo acompanhantes. Serão disponibilizados dois banheiros adaptados localizados ao lado da área PCD (um masculino e um feminino). Além disso, os telões de LED ao lado do palco trarão profissionais intérpretes de Libras que farão a tradução em tempo real durante o evento.

Todo o público que utiliza o espaço PCD tem direito a um acompanhante. Serão adotadas as regras obedecendo a capacidade do espaço disponibilizado.

Respeitando a Lei Municipal nº 11.140/21, sancionada pelo prefeito José Sarto, o show da virada contará com fogos silenciosos, por uma questão de cuidado com as pessoas autistas, pessoas com hipersensibilidade sensorial, além de outros grupos afetados pelo barulho como crianças, idosos e animais.

LIMPEZA URBANA

O plano de limpeza da orla prevê serviços desde 8h da sexta-feira (29/12), até 12h do dia 1º de janeiro, após o encerramento da festa. O trabalho vai ocorrer antes e depois de cada dia de evento, com limpeza na faixa de areia, calçadão e vias públicas.

Após a virada do ano, a partir das 6h do dia 1º de janeiroa, uma equipe com 344 profissionais, entre garis e técnicos, vai estar disponível para a execução dos serviços.

Nos demais dias, as equipes serão divididas da seguinte forma:

  • 29 e 30/12/2023: limpeza antes do evento, de 8h às 16h, e após o evento, de 22h às 04h do dia seguinte.
  • 31/12/2023: limpeza antes do evento, de 6h às 12h.
  • 01/01/2024: limpeza após o evento, de 06h às 12h.

Na sexta-feira, 30 garis vão realizar a limpeza pré-evento e 50 vão ser disponibilizados para o serviço após o show, no sábado. Já no domingo, serão 285 garis empenhados no serviço de limpeza, além de outros cinco profissionais na gestão e apoio.

SUSTENTABILIDADE

Pelo segundo ano consecutivo, o Réveillon de Fortaleza trará uma proposta sustentável para reciclar os resíduos produzidos na Avenida Beira-Mar

e gerar renda para os catadores. Nos três dias de festa, a meta é coletar 10 toneladas de recicláveis. A operação será de responsabilidade do Re-ciclo, projeto coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Ecofor.

Para garantir a destinação correta dos resíduos, serão instalados, ao longo do aterro, pontos de entrega voluntária e duas centrais do Re-ciclo, onde haverá a separação e pesagem dos recicláveis. Todo o material será transportado pela Ecofor e vai gerar renda para as associações credenciadas que vão atuar no réveillon (Machado de Assis, Ascarosa, Viva Vida, Mulheres Luta em Cena, Rosa Virgínia e Acores). Todos os catadores receberão uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, haverá a compra de recicláveis de catadores autônomos.

Durante a festa, o público será informado pelos telões sobre a quantidade coletada e, nos intervalos dos shows, serão veiculados vídeos educativos e informações sobre as ações de sustentabilidade do Réveillon de Fortaleza. No ano passado, em dois dias de festa, foram coletadas oito toneladas de recicláveis.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Durante toda a realização do Réveillon 2024, serão disponibilizados oito técnicos eletricistas: dois na avenida Raimundo Girão, três circulando entre a avenida Beira-Mar e Praia de Iracema e outros três de plantão para eventual reforço.

Também será realizado reforço de iluminação pública nas paradas de ônibus do trecho da rua Tenente Benévolo à rua Pereira Filgueiras, entre as avenidas Barão de Studart e Dom Manuel. Também está prevista melhoria de iluminação nas ruas de acesso ao Aterro da Praia de Iracema, com substituição das luminárias existentes por LED, trazendo assim maior fluxo luminoso e segurança.

PRIMEIRA INFÂNCIA

Nos dias 29 e 30, o Conselho Tutelar atuará em frentes simultâneas com uma equipe composta por dois conselheiros tutelares e dois educadores sociais de plantão, enquanto dois membros do órgão estarão acompanhados de uma dupla de educadores e um técnico. No dia 31, a equipe ganhará reforço de mais um conselheiro e técnico.

LINKS PATROCINADOS