Reportagem do Globo volta a citar deputado cearense Júnior Mano em esquema do orçamento secreto
Parlamentar figurava na lista de prioridades de destinação das emendas
(Foto: Reprodução)
18/01/2026 20:20
Uma reportagem do jornal O Globo deste domingo (18) voltou a colocar o deputado federal pelo Ceará, Júnior Mano (PSB) no centro das investigações que apuram suspeitas de desvio de recursos do chamado orçamento secreto. A matéria revela bastidores da atuação de Mariângela Fialek, conhecida como “Tuca”, apontada como articuladora na cobrança e liberação de emendas parlamentares em Brasília.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo o jornal carioca, Tuca mantinha uma lista de prioridades para pagamento de emendas, que incluía indicações feitas por Júnior Mano. O parlamentar é investigado por suspeita de envolvimento em irregularidades na destinação dos recursos. Também aparecem na lista emendas ligadas a Rogério Marinho (PL-RN) e Josimar Maranhãozinho (PL-MA), este último já réu na Justiça.
A reportagem destaca que Tuca dizia atuar em nome de lideranças da Câmara dos Deputados, incluindo o então presidente Arthur Lira, em um período em que o governo federal utilizava a retenção de verbas como instrumento de negociação política.
Siga o canal do CN7 no Telegram
O caso reforça o debate sobre a falta de transparência das emendas de relator. As investigações seguem em andamento, e os citados negam qualquer irregularidade.