Renan Calheiros pode ser o relator da CPI da Covid mesmo com decisão judicial
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Renan Calheiros pode ser o relator da CPI da Covid mesmo com decisão judicial

A decisão judicial que impede o senador de assumir relatoria é inócua

Renan Calheiros

26/04/2021 21:01

A Justiça Federal em Brasília decidiu nesta segunda-feira (26) suspender a indicação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para atuar como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado. As investigações estão previstas para iniciar nesta terça (27). A decisão foi proferida pelo juiz Charles Renaud Frazão de Moraes, da 2ª Vara Federal Cível.

Entretanto, a decisão judicial que impede o senador Renan Calheiros de assumir relatoria via eleição entre os 11 membros da CPI da Covid é inócua. Isso porque, a CPI só elege o presidente e o vice-presidente. O Relator é indicado pelo presidente. Por acordo nos bastidores, o senador Omar Aziz (PSD-AM) deve ser confirmado para presidir os trabalhos e Calheiros ocuparia o cargo de relator.

O juiz Charles Renaud Frazão de Moraes atendeu ao pedido liminar feito pela deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). Ela justificou que o senador responde a processos na Justiça que “comprometeria sua imparcialidade” para atuar como relator dos trabalhos da comissão.

Com informações da Agência Brasil

LINKS PATROCINADOS