Sete dias por semana sem medo da notícia!
Reitoria da UFCA convoca assembleia para discutir bloqueio de 47% no orçamento
Universidade já havia sido alvo de bloqueio orçamentário de 25% em março

Uma semana após o Ministério da Educação (MEC) anunciar o bloqueio de 30% no orçamento de todas as instituições federais de ensino superior do Brasil, a reitoria da Universidade Federal do Cariri convocou estudantes de todos os campi da instituição para uma Assembleia Geral Universitária.

O encontro está marcado para acontecer nesta terça-feira (07), às 16h30, no campus de Juazeiro do Norte, ocasião em que o reitor Ricardo Lange Ness deve apelar aos discentes para encamparem uma luta em prol da liberação imediata do bloqueio de 47% do orçamento anual da instituição.

Por meio de nota, a reitoria revelou que o embargo de verbas na UFCA neste ano não se limita ao percentual de 30% anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).

Conforme o texto, a instituição já havia sido alvo de um bloqueio orçamentário de 25% em março passado, o que impactou na redução do orçamento anual da universidade de 40 para 30 milhões, contrariando o que está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019.

Com a decisão do MEC, anunciada no dia 30 de abril, a UFCA sofreu um segundo bloqueio, de R$ 8,8 milhões, equivalente ao percentual de 30% estabelecido pela pasta.

A soma dos dois valores retidos pela União representa 47% do orçamento da instituição para despesas discricionárias – aquelas utilizadas para custear a manutenção e aquisição
de novos equipamentos.

Leia a reportagem completa na edição desta semana do Jornal do Cariri:

Publicidade
Mais Lidas
Leia Também