Receita Federal apreende 50 placas veiculares enviadas como “sucata” no Aeroporto de Fortaleza

Os itens estavam em uma encomenda postal proveniente de Jacareí (SP)

Receita Federal apreende 50 placas veiculares enviadas como “sucata” no Aeroporto de Fortaleza

02/12/2025 19:12

A Receita Federal apreendeu, nesta terça-feira (2), 50 placas veiculares padrão Mercosul no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Fortaleza. Os itens estavam em uma encomenda postal proveniente de Jacareí (SP) e tinham como destino a capital cearense. O material havia sido declarado como “sucata”.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

A identificação ocorreu durante ações de análise de risco da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp03). Na conferência, os agentes constataram que se tratava de placas novas, todas sem numeração, enviadas de pessoa física para pessoa física, caracterizando circulação e possível comercialização irregular.

Siga o canal do CN7 no Telegram

De acordo com a Resolução nº 969/2022 do Contran, apenas fabricantes e estampadores credenciados podem produzir, distribuir ou vender placas veiculares. A remessa por encomenda postal e a posse de placas sem rastreabilidade violam normas federais de segurança e controle, o que torna o material passível de apreensão e responsabilização criminal.

A Receita Federal informou que as placas apreendidas serão encaminhadas às autoridades policiais para a adoção dos procedimentos criminais cabíveis.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS