Receita Federal apreende 230 kg de barbatanas de tubarão, avaliadas em R$ 3 milhões
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Receita Federal apreende 230 kg de barbatanas de tubarão, avaliadas em R$ 3 milhões

O destino final seria a China

(Foto: reprodução/Receita Federal)

17/09/2024 12:30

A Receita Federal, por meio da Divisão de Vigilância e Repressão, apreendeu, na manhã desta terça-feira (17), na sede de Transportadora de Cargas Aéreas, no município de Cruz, duas cargas aéreas que, somadas, chegam a 230 kg de barbatanas de tubarão, declaradas como peixes secos. O destino final seria a China.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

O monitoramento das cargas iniciou desde a saída delas no município de Vitória, no Espírito Santo, e a investigação inicial constatou que elas seriam "esquentadas" no Ceará para posterior saída em bagagem de passageiros com destino à China por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A fiscalização inicialmente comprovou que o material não possuía documentos que comprovassem sua legalidade, infringindo normas ambientais vigentes. Foram identificadas barbatanas de tubarão-azul (Prionace Glauca), espécie listada no Anexo II da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção (CITES), e de tubarão-galha-branca-oceânico (Carcharhinus Longimanus).

De acordo com a Receita Federal, o objetivo dos criminosos é a retirada única e exclusiva das barbatanas dos animais, item de alto valor, cujo preço por kg pode chegar a U$ 3 mil dólares no mercado mundial.

Siga o canal do CN7 no Telegram

A carga será entregue ao Ibama para adoção de providências administrativas e toda a documentação será encaminhada às autoridades policiais para individualização das condutas e responsabilização criminal dos envolvidos.

LINKS PATROCINADOS