Receita apura irregularidades em empresas que fazem intermediação de operações com criptomoedas - CN7

Receita apura irregularidades em empresas que fazem intermediação de operações com criptomoedas

Três empresas, seus sócios, administradores e contadores foram alvos em Fortaleza

Receita apura irregularidades em empresas que fazem intermediação de operações com criptomoedas

(Foto: reprodução/Receita Federal)

10/09/2024 10:55

A Receita Federal, em atuação conjunta com a Polícia Federal (PF), deflagrou, na manhã desta terça-feira (10), a Operação Niflheim, que tem o objetivo de apurar ilícitos tributários e outros ilícitos (lavagem de dinheiro, evasão de divisas e blindagem patrimonial) na intermediação de operações com criptomoedas. Foram cumpridos 23 mandados nas cidades de Fortaleza, São Paulo, Brasília (DF) e Caxias do Sul (RS).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Segundo informações da Receita Federal, os principais alvos da operação eram empresas localizadas no Rio Grande do Sul, que movimentaram, com o esquema fraudulento, mais de R$ 34 bilhões entre agosto de 2019 e maio de 2024.

Em Fortaleza, foram alvos três empresas, seus sócios, administradores e contadores que participaram do esquema em sua parte inicial, ou seja, na captação dos valores iniciais, provenientes de sonegação de tributos e outros crimes, com posterior envio para os alvos principais localizados no Rio Grande do Sul.

O esquema

As investigações apontam a existência de intrincado esquema de movimentação financeira, com a criação de diversos níveis de passagem de recursos monetários para a sua ocultação até chegar aos operadores finais, que efetivamente faziam a compra de criptomoedas.

O esquema se desenvolveu em quatro camadas diferentes:

Siga o canal do CN7 no Telegram

Ainda nas investigações verificou-se que mais da metade dos depósitos identificados para um dos alvos foram provenientes de pessoas físicas com antecedentes criminais, como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, contrabando e roubo. Há também a identificação de depósitos efetuados por comerciantes importadores, possivelmente para pagamento de valores referentes às importações subfaturadas, bem como à provável sonegação de tributos.

Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS