PT descarta, a princípio, recuar da candidatura de Elmano à reeleição
Tema foi discutido pelo Grupo de Trabalho Eleitoral do partido
Elmano de Freitas
04/02/2026 9:51
O Grupo de Trabalho Eleitoral do PT definiu, a princípio, que o governador Elmano de Freitas disputa a reeleição no Ceará, descartando a candidatura do ministro Camilo Santana para o cargo. A informação é da coluna Painel, da Folha de São Paulo, desta quarta-feira (4).
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo a publicação, "PT descarta, a principio, recuar das candidaturas de Jerônimo Rodrigues (BA) e Elmano de Freitas (CE), mesmo com ambos enfrentando dificuldades e sob a sombra de padrinhos poderosos".
Ainda de acordo com o jornal, "o tema foi discutido nesta segunda (2) pelo Grupo de Trabalho Eleitoral do partido". A decisão "foi de que retirar de ambos a prerrogativa de disputar novo mandato passaria uma imagem ruim ao eleitorado, de que nem o partido aprova suas próprias gestões".
Siga o canal do CN7 no Telegram
O grupo lembrou que de um precedente negativo na eleição gaúcha de 2002, quando o governador petista Olívio Dutra foi substituído pelo colega Tarso Genro, que foi derrotado. "Elmano enfrenta forte concorrência de Ciro Gomes (PSDB), e há a possibilidade de o ministro da Educação, Camilo Santana, ser o candidato. Na Bahia, Rui Costa poderia entrar no lugar de Rodrigues, ameaçado por ACM Neto (União Brasil)", explicou a coluna.