PRF apreende 62 mil maços de cigarro contrabandeado em van na BR‑116, em Itaitinga
Apreensões de cigarros no Ceará em 2025 cresceram quase 20% em relação a 2024
(Foto: divulgação/PRF)
06/01/2026 16:09
Policiais rodoviários federais interceptaram, na madrugada desta terça-feira (06), uma van na BR‑116, km 24, em Itaitinga. No veículo, foram encontrados 62 mil maços de cigarro contrabandeado, escondidos no compartimento de carga.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
O motorista, um homem de 29 anos, informou ter recebido R$ 500 para transportar a mercadoria ilícita. Ele foi preso em flagrante e conduzido, junto com a carga apreendida, à Delegacia da Polícia Federal no Ceará, pelo crime de contrabando.
As investigações sobre a carga apreendida em Itaitinga seguirão com a Polícia Federal (PF), que irá apurar a origem da mercadoria, identificar os responsáveis pelo transporte e rastrear os possíveis pontos de distribuição. A carga teria como destino provável a capital cearense, e os procedimentos seguem para assegurar a responsabilização criminal e o cumprimento das medidas legais cabíveis.
Aumento nas apreensões de cigarros no Ceará
A ocorrência em Itaitinga integra um contexto de recorde histórico de apreensões no Ceará. Em 2025, a PRF registrou 975.920 maços de cigarro apreendidos, um aumento de 19,7% em relação a 2024, quando foram apreendidos 814.650 maços.
Siga o canal do CN7 no Telegram
"Esse resultado é reflexo de um trabalho cada vez mais qualificado da PRF, com foco no serviço policial especializado, no uso de tecnologia e na integração entre instituições. O crime organizado tem diversificado suas práticas, e a resposta passa por ações direcionadas, mapeamento de rotas e fiscalização estratégica nas BRs, o que tem permitido ampliar as apreensões e enfraquecer essas organizações", afirmou o chefe de Operações da PRF no Ceará, Davi Freitas.