Presidente Lula conversa com Trump por telefone e agenda visita à Whashington em fevereiro
Essa foi a primeira conversa entre Lula e Trump desde a queda de Maduro
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
26/01/2026 15:27
O presidente Lula informou, nesta segunda-feira (26), que conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No contato, o petista abordou temas como as tarifas aplicadas pelos EUA a produtos brasileiros, a situação na Venezuela e o combate ao crime organizado.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que os dois trocaram informações sobre indicadores econômicos dos dois países, que apontariam boas perspectivas para as economias brasileira e norte-americana. Ainda de acordo com o presidente, Trump avaliou que o crescimento econômico de Brasil e Estados Unidos é positivo para a região como um todo.
Lula também destacou que os dois saudaram o bom relacionamento estabelecido nos últimos meses, mencionando que esse processo resultou no levantamento de parte significativa das tarifas aplicadas a produtos brasileiros.
O presidente da República disse ter reiterado uma proposta encaminhada ao Departamento de Estado norte-americano em dezembro, voltada ao fortalecimento da cooperação no combate ao crime organizado. Entre os pontos citados por Lula estão ações conjuntas para repressão à lavagem de dinheiro e ao tráfico de armas, congelamento de ativos de grupos criminosos e intercâmbio de dados sobre transações financeiras.
Lula afirmou ter tratado com Trump sobre o chamado Conselho da Paz, defendendo que a iniciativa proposta pelos Estados Unidos se limite ao tema de Gaza e preveja a participação para a Palestina. No mesmo contexto, Lula voltou a defender uma reforma abrangente da Organização das Nações Unidas (ONU), com ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança.
De acordo com Lula, a situação na Venezuela também foi discutida durante a ligação. O presidente disse ter ressaltado a importância de preservar a paz e a estabilidade da região, além de defender medidas voltadas ao bem-estar do povo venezuelano.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Ao final, Lula informou que os dois acordaram a realização de uma visita a Washington após sua viagem à Índia e à Coreia do Sul, prevista para fevereiro, em data a ser confirmada.
Confira publicação:


