Lula anuncia pacote de medidas para diminuir impacto do tarifaço dos EUA
Entre as ações, a compra de produtos alimentícios pelos governos estaduais
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
13/08/2025 14:33
O presidente Lula anunciou, nesta quarta-feira (13), um pacote de medidas para apoiar empresas exportadoras brasileiras atingidas pela tarifa de 50% imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Entre as ações, a autorização para que governos estaduais e federal comprem produtos alimentícios específicos, como o pescado do Ceará, medida que foi sugerida pelo governador Elmano de Freitas e incorporada ao plano federal.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a proposta permitirá direcionar esses produtos para programas governamentais, ampliando a demanda interna e mitigando perdas no mercado externo. Haddad também anunciou a retomada do Reintegra, que devolve parte dos tributos embutidos nas mercadorias exportadas, e a liberação de recursos para linhas de financiamento com juros reduzidos para setores afetados.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Outras ações incluem mudanças no seguro de crédito à exportação, prorrogação de prazos para suspensão de tributos e ajustes no mecanismo de drawback, que isenta impostos sobre insumos importados destinados à produção de bens para exportação.
Confira as medidas:
- Criação de linha de financiamento com recursos do superávit financeiro do Fundo de Garantia a Exportação;
- Mudança das regras do seguro de crédito à exportação;
- Prorrogação excepcional dos prazos de suspensão de tributos;
- Medidas de contratação pública para incentivar a aquisição de alimentos que seriam exportados para os EUA;
- Mudanças em fundos garantidores para amparar os exportadores.
Assista ao vídeo da solenidade: