Presidente da Assembleia denuncia destruição da Praia de Jijoca
Romeu Aldigueri defende o local "que é patrimônio de todos os cearenses"
Romeu Aldigueri
30/04/2025 9:28
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri, fez um discurso denunciando a destruição da Praia de Jijoca de Jericoacoara, que, segundo ele, é um patrimônio de todos os cearenses.
"A atual gestão da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara enviou à Câmara Municipal um projeto de lei em urgência urgentíssima que tenta legalizar construções irregulares, inclusive na Vila de Jericoacoara. Em vez de coibir abusos, querem oficializar o desrespeito à lei e à paisagem que é patrimônio de todos os cearenses", enfatizou.
Aldigueri falou mais: "A proposta representa uma ameaça direta à integridade ambiental da região. Hoje, a legislação só permite edificações de até dois pavimentos, justamente para proteger o equilíbrio urbanístico e visual de um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil e do mundo. E agora querem varrer isso para debaixo do tapete com uma canetada imoral e corrupta".
Veja fala de Romeu Aldigueri
Confira texto publicado pelo presidente da Alece nas redes sociais
A defesa de Jericoacoara sempre foi uma bandeira nossa.
Sou contra a privatização do Parque Nacional (que eu tive a ideia de criar) e contra qualquer iniciativa que transforme esse santuário natural em um playground para o capital especulativo.
Mas o que está acontecendo agora ultrapassa todos os limites do aceitável.
A atual gestão da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara enviou à Câmara Municipal um projeto de lei em urgência urgentíssima que tenta legalizar construções irregulares, inclusive na Vila de Jericoacoara. Em vez de coibir abusos, querem oficializar o desrespeito à lei e à paisagem que é patrimônio de todos os cearenses.
A proposta representa uma ameaça direta à integridade ambiental da região. Hoje, a legislação só permite edificações de até dois pavimentos, justamente para proteger o equilíbrio urbanístico e visual de um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil e do mundo. E agora querem varrer isso para debaixo do tapete com uma canetada imoral e corrupta.
Não é a primeira vez que tentam algo parecido. Em 2017, o Ministério Público do Ceará já recomendou a revogação de uma lei similar. Mas parece que a sanha por lucro fácil continua falando mais alto do que a responsabilidade com o futuro da nossa terra.
Se essa aberração jurídica for aprovada, estarei ao lado do deputado @renatoroseno para representar formalmente contra sua legalidade. Não vamos permitir que interesses privados se sobreponham ao bem coletivo.
Jericoacoara é do povo. E vamos lutar para que continue sendo.