Prefeitura e Governo inauguram Restaurante Popular do Programa Fortaleza Sem Fome

O equipamento tem capacidade para distribuir mais de mil refeições diárias

(Foto: Beatriz Boblitz/Prefeitura de Fortaleza)

(Foto: Beatriz Boblitz/Prefeitura de Fortaleza)

22/12/2025 18:19

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e o governador Elmano de Freitas, inauguraram, nesta segunda-feira (22), o Restaurante Popular do Programa 'Fortaleza Sem Fome', localizado no Centro da Capital. O equipamento tem capacidade para distribuir mais de mil refeições diárias, no sistema bandejão, e conta com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio Ceará).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Durante a inauguração, o prefeito Evandro Leitão destacou a importância do programa para o enfrentamento da insegurança alimentar na cidade. "Nós temos, primeiro, que falar um pouco sobre o Programa Fortaleza. Essa ação faz parte de um conjunto de políticas públicas que possuem diversos eixos, entre eles a segurança alimentar. Lançamos o Fortaleza Sem Fome e, hoje, já atendemos 53 mil fortalezenses", afirmou.

O prefeito também ressaltou a parceria entre os entes públicos e o setor produtivo. "Em parceria com a Fecomércio, entregamos este restaurante, com o objetivo de olhar para aqueles que estão em situação de maior vulnerabilidade social. Tudo isso é fruto da união de forças entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Fortaleza e o Sistema Fecomércio, para tornar visíveis aqueles que por muito tempo foram invisibilizados em nossa cidade", complementou.

A solenidade de inauguração contou, ainda, com a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, e do deputado federal Luiz Gastão, presidente da Fecomércio Ceará.

O acesso ao Restaurante Popular é destinado prioritariamente a pessoas em situação de vulnerabilidade, assistidas por equipamentos da rede socioassistencial, como Centro Pop, Cras e Creas. O imóvel no Centro de Fortaleza foi destinado pela Superintendência do Patrimônio da União, por meio do Programa Imóvel da Gente, do Governo Federal. A iniciativa integra o Plano Fortaleza Inclusiva, nos Programas Fortaleza Sem Fome e Superação da Situação de Rua.

O governador Elmano de Freitas enfatizou o impacto da ação no Centro de Fortaleza e a integração com o Ceará Sem Fome. "Aqui, estamos de mãos dadas para levar alimentação à população, especialmente a uma grande parcela concentrada no Centro da cidade. Isso demonstra sensibilidade e compromisso com os mais humildes, com os mais pobres, com pessoas que precisam desse cuidado", disse.

"Garantir, diariamente, mais de 1.000 refeições para pessoas que não teriam acesso a uma alimentação de qualidade é extremamente importante. O Estado do Ceará, por meio do Programa Ceará Sem Fome, já distribui cerca de 130 mil refeições por dia", concluiu Elmano.

O ministro Guilherme Boulos elogiou a iniciativa dos governos municipal e estadual e destacou a atuação do presidente Lula no combate à fome em todo o país. "Isso faz parte de uma política pública que o prefeito Evandro está implementando em Fortaleza, que o presidente Lula conduz em nível nacional, tirando o Brasil do Mapa da Fome, e que o governador Elmano realiza aqui no Ceará. É tirar o preconceito do caminho, dar comida a quem tem fome e garantir dignidade a todo o povo por meio de políticas públicas", celebrou.

"O dinheiro que as pessoas pagam em impostos, com toda razão, elas querem ver onde está sendo aplicado. E aqui está um exemplo de uma política importante e bonita. Na véspera do Natal, inaugurar um restaurante como este é algo simbólico e muito significativo", concluiu Boulos.

Como acessar o Restaurante Popular?

O acesso é totalmente gratuito para pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas por equipamentos como Centro Pop, Cras e Creas.

Para os usuários não pagantes, é necessária avaliação técnica prévia realizada por profissionais desses órgãos, que emitirão uma carteira com validade de até quatro meses, podendo ser renovada mediante nova análise. A solicitação pode ser feita no próprio Restaurante Popular ou nos Cras, Creas e Centros de Convivência. É necessário estar inscrito no CadÚnico para ter acesso à gratuidade.

Para a modalidade de usuários pagantes, o serviço é destinado a residentes de Fortaleza que apresentem comprovante de endereço atualizado. O valor da refeição é de R$ 2,00, mediante emissão de carteira específica para essa categoria.

O deputado federal Luiz Gastão destacou que a Fecomércio pretende ampliar a atuação do Restaurante Popular para além da oferta de alimentação. "Além de oferecer alimentação de qualidade, vamos realizar cursos profissionalizantes, buscando criar oportunidades para que essas pessoas possam retomar uma vida mais digna. Teremos ainda ações voltadas à higiene, como corte de cabelo, além de outras iniciativas do Sistema Fecomércio, que irão complementar as ações de segurança alimentar", explicou.

Serviço
Restaurante Popular Fortaleza Sem Fome
Endereço: Rua Pedro I, nº461, no Centro
Dias: de segunda a sexta-feira
Horário de funcionamento: das 11h às 13h

As informações são do portal da Prefeitura de Fortaleza.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS