Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Prefeitura de Horizonte inaugura Centro de Educação Infantil no Centro

Evento marca abertura das festividades do aniversário de 37 anos da cidade

Solenidade de entrega da nova escola

02/03/24 11:03

A Prefeitura de Horizonte, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, inaugurou mais um Centro de Educação Infantil (CEI). A nova unidade, Anna Rebeca Sousa Pereira, fica na Rua Antônio Agostinho da Silva, S/N, no Centro. O espaço vai receber crianças a partir de 2 anos, e é o terceiro dos 5 CEIs que entregues nesta gestão. O evento aconteceu na sexta-feira (1º).

A solenidade foi a primeira de uma série de inaugurações que ocorrerão entre os dias 1º de março e 9 de março. Os eventos do período são em comemoração aos 37 anos do município de Horizonte. A gestão municipal acredita que pela história construída ao longo desses anos o que não faltam são motivos para celebrar. Por isso, sempre pensando em entregar o melhor para os horizontinos, preparou uma programação arrojada e animada. As festividades, repletas de entregas de grandes obras pela cidade, encerram-se com a tradicional festa de aniversário que terá como atrações: Claudia Leitte, Wesley Safadão, Zé Cantor e Mara Pavanelly.

CEI Anna Rebeca de Sousa Pereira

A estrutura do CEI é totalmente adaptada para atender as crianças que ainda não estão aptas a ingressar no ensino regular obrigatório. Os espaços comportam carteiras e mesas, sanitários, laboratório de informática, parquinho, diversos tipos de brinquedos e dormitório, tudo adaptado para a educação infantil. A construção dos Centros tem como objetivo não só descentralizar a educação infantil para todas as localidades e comunidades de Horizonte, mas também dar uma maior cobertura de matrícula e de aprendizado em toda a Rede Municipal de Educação.

“Temos um cuidado e amor muito grande com as nossas crianças. Receber essa nova unidade era uma necessidade urgente. Tínhamos um CEI que não comportava a nossa demanda, daí se imagina. A gente não tinha a capacidade de abraçar todas as crianças de 2 e 3 anos, com a nova estrutura, nós estamos atendendo os pequenos de 2, 3, 4 e 5 anos. Então assim, a nossa comunidade saiu ganhando muito com esse novo CEI. É uma estrutura maravilhosa, que vai de encontro com a proposta do Município para educação infantil”, destacou Giselia Maria, diretora do CEI Anna Rebeca Pereira.

De acordo com a gestora escolar, já têm 140 crianças matriculadas na nova unidade de ensino. “Nossa expectativa de aprendizagem para essas crianças é de que desenvolvam suas capacidades cognitivas, saiam-se muito bem na interação com os seus coleguinhas. Esperamos que desenvolvam todos os eixos de aprendizagem que serão trabalhados dentro do CEI”, disse Giselia.

Perla de Oliveira, mãe de Beatriz Lima de Oliveira, de 5 anos, comentou sobre o impacto que o CEI terá para sua família. A mulher destacou o trabalho realizado pela Prefeitura de Horizonte: “Não só pelo CEI Anna Rebeca, mas por todas as outras iniciativas que têm se espalhando pela cidade. Em relação ao CEI, esse espaço tem grande importância para as mães que trabalham. Aqui sabemos que deixaremos nossas crianças onde terão envolvimento com a educação a partir de atividades lúdicas, algo importante para crianças de 2 e 5 anos. Tranquiliza a gente que sai de casa e tem a segurança de que deixou o filho ou filha em um local confortável e com bons professores”, falou.

Houve um investimento de quase R$ 15 milhões para construção desses cinco novos CEIs. Conforme o cronograma da gestão municipal, a previsão é de que todos os espaços estejam aptos a receber o público infantil ainda no primeiro semestre de 2024. Os equipamentos atenderão, ao todo, mais de 1 mil crianças, desempenhando um papel muito importante para a sociedade horizontina.
Com as cinco unidades entregues, Horizonte terá 14 instalações com mesmo padrão, as quais estarão aptas a receber crianças acima de 2 anos, os espaços ganham importância social uma vez que só há obrigatoriedade de educação infantil a partir dos 4 anos. Com a entrega do CEI Anna Rebeca Sousa Pereira, ao todo, a cidade possui agora 21 Centros em pleno funcionamento.

Veja fotos

LINKS PATROCINADOS