Sete dias por semana sem medo da notícia!
Prefeitura de Fortaleza realiza a Festa Anual das Árvores 2017
Ouça a matéria

A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), a Festa Anual das Árvores 2017, entre os dias 19 e 31 de março. Com o tema: “No lugar do lixo, árvores e flores”, a abertura oficial do evento acontecerá neste domingo (19/03), às 9 horas, no Eco Museu do Mangue, na Sabiaguaba.

A programação conta com diversas atividades, como plantios de mudas nativas e frutíferas, limpeza de praias, requalificação de pontos de lixo, educação ambiental e passeio ciclístico. A ideia é debater a importância da sustentabilidade, da preservação do nosso verde e do cuidado com a Cidade.

No sábado (25/03), às 20 horas, Fortaleza participa da Hora do Planeta, projeto idealizado pela WWF-Brasil – organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza. A iniciativa chama a atenção para a necessidade de contribuir com a redução das mudanças climáticas, apagando as luzes por 60 minutos. Além disso, será promovida a Bicicletada da Hora, um passeio ciclístico com saída da Praça Luíza Távora e percurso de 8km. Os ciclistas farão uma parada entre o Paço Municipal e a Sé Catedral Metropolitana, no momento em que as luzes forem apagadas.

Durante todos os dias da Festa, em vários pontos da cidade, estarão acontecendo ações de educação ambiental, capacitações, plantios e distribuição de mudas. O Fórum da Cidade, com a temática “Mudanças Climáticas e o Fenômeno da Seca no Ceará”, fechará a Festa Anual das Árvores no dia 31 de março, às 9 horas, no auditório da Seuma.

 

Na região Nordeste, a Festa Anual das Árvores acontece no período de março por conta da quadra invernosa, que torna o terreno mais propício ao plantio. Em outras regiões do Brasil, a data é celebrada no mês de setembro.

 

A Festa também conta com o apoio institucional da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (URBFor), que tem auxiliado no processo de requalificação urbana da cidade.

 

Programação

– 19 de março

Abertura oficial da Festa Anual das Árvores 2017

Local: Eco Museu Natural do Mangue

Horário: 9h30min

 

– 24 de março

Dia Mundial da Água

Roda de conversa com a participação do Sr. Alberto de Souza (Albertus Restaurante), que irá discursar sobre “A importância do Rio Ceará para o município de Fortaleza”.

Passeio de Barco no Rio Ceará.

Local: Praça Alberto de Souza.

Horário: 09h.

 

– 25 de março

A Hora do Planeta

Local: prédio da Seuma, Estátua de Iracema na Lagoa de Messejana, Fachada do Mercado Central, Coluna da Hora, Palácio do Bispo (Paço Municipal), Catedral e Igreja de Fátima, algumas luzes do Aterro de Iracema e Praça Portugal.

Horário: 20h às 21h.

 

Bicicletada da Hora   

Local: Saída da Praça Luíza Távora.

Horário: 19h30min às 22h.

Inscrição no link: https://goo.gl/forms/OIPLvMrya6VNxS132.

 

– 26 de março

4º Domingo da Quaresma – Campanha da Fraternidade 2017

Técnicos da SEUMA distribuirão mudas com orientações sobre a importância e os cuidados com a arborização; e distribuição de sacos de lixo para carro.

Local: Sé Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Horário: 12h.

 

– 27 de março

Lançamento dos aplicativos para cálculo das Pegadas Hídricas e de Carbono.

Local: Paço Municipal.

Horário: 9h.

 

– 28 de março

Limpeza de praia com alunos da Engenharia de Pesca – UFC

Local: Praia de Iracema.

Horário: 9h.

 

– 30 de março

Requalificação de ponto de lixo – Reciclando Atitudes na Cidade

Local: Rua Bolívia, 252 – Bela Vista – Regional III.

Horário: 9h.

 

– 31 de março

Fórum da Cidade: “Mudanças Climáticas e o Fenômeno da Seca no Ceará” – Forclima

Local: Auditório da Seuma.

Horário:9h.

– 31 de março

Limpeza de Praia e Educação Ambiental com Troca de Mudas por Recicláveis

Local: Praça dos Estressados.

Horário: Sunset (a partir das 15h30min até às 18h).

 

Publicidade
Mais Lidas
Leia Também