Prefeitura de Fortaleza inaugura projeto Museu Orgânico no Flórida Bar

Cada bar-galeria escolhe um artista para ser homenageado no espaço e, no caso, o escolhido foi Falcão

27/07/18 16:58

A Prefeitura de Fortaleza inaugura, na segunda-feira (30), às 18 horas, a segunda galeria do Projeto Museu Orgânico, desta vez no Flórida Bar, na Rua Dom Joaquim, 68, no Centro.

O Projeto Museu Orgânico é uma ação inédita que busca sistematizar o roteiro de espaços culturais da Capital, reconhecendo agentes e promotores de programação que fortalecem as manifestações da cultura.

O projeto contempla o campo da Música, expressão que encontra ressonância na história da vida boêmia de Fortaleza, identificada em bares da cidade que têm sido ambientes de convivência e de grandes produções intelectuais, artísticas e culturais.

A criação do Museu Orgânico é uma forma de ligar a criatividade plural, diversa e atemporal das interfaces da música e outras linguagens culturais cearenses e sua contribuição para a formação da alma cultural da cidade, fortalecendo os cuidados com a dinamização da nossa memória e a democratização da arte.

A proposta da Prefeitura de Fortaleza busca trabalhar a cidade como um grande museu aberto, inciativa que se inspira na proposta de potencialização dos conteúdos culturais da vida urbana.

Mostra da Diversidade

O espaço selecionado para galeria do Museu Orgânico na linguagem “Música” receberá um painel de 3m x 1,5m da Prefeitura de Fortaleza, composto por 50 fotos de compositores, músicos e intérpretes de reconhecido valor artístico-cultural para a música do Ceará, como mostra da diversidade musical da cidade.

A disposição das fotos em ordem alfabética, todas em preto e branco e com o mesmo tamanho, assegura o distanciamento da Prefeitura quanto a preferências estético-temáticas e de personalidades.

Cada bar-galeria escolhe entre os 50 nomes do painel um destaque para representar o seu espaço. Fica, contudo, facultado ao proprietário ou gestor do bar o direito de indicar um nome de destaque não incluído no painel, conforme as peculiaridades e preferências do bar e de seus frequentadores.

No caso do Flórida Bar, o homenageado é o cantor, compositor e humorista Falcão que terá um quadro específico, com texto assinado pelo proprietário Herminio Sá, justificando o motivo da escolha do artista.

Como são escolhidos os espaços

Os bares-galerias do Projeto Museu Orgânico serão convidados pela Prefeitura de Fortaleza, obedecendo o critério de distribuição espacial no território da Capital, contemplando as sete (7) Regionais da cidade, com a identificação desses espaços vivos de cultura. A partir do lançamento do projeto, outros bares poderão se candidatar a receber o selo de Bar-Galeria do Projeto Museu Orgânico.

Serviço

Inauguração do Projeto Museu Orgânico de Fortaleza
Local: Flórida Bar – Rua Dom Joaquim, Nº 68 – Centro
Dia: 30 de julho de 2018
Horário: 18 horas

LINKS PATROCINADOS