Prefeitura de Fortaleza inaugura mais uma torre de vigilância 24 horas na cidade

A Torre, localizada na CE-040, será inaugura pelo prefeito Roberto Cláudio

Esta será a oitava torre instalada na Capital para a prevenção à violência

12/12/19 8:17

Fortaleza ganha hoje sua oitava Célula de Proteção Comunitária, a Torre de Vigilância 24 horas do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), cuja missão é a prevenção à violência e a prestação de serviços à população através do Espaço da Cidadania. Ela está localizada na CE-040, na comunidade do Por do Sol, bairro Coaçu, na Grande Messejana. Às 15 horas desta quinta-feira (12), o equipamento será entregue ao fortalezense pelo prefeito da Capital, Roberto Cláudio; e pelo vice-prefeito e gestor do PMPU, Moroni Torgan.

Até dezembro de 2020, Fortaleza contará com 20 Torres de Vigilância do PMU. Atualmente, sete bairros contam com este dispositivo de Segurança Pública e de prestação de serviços sociais, são eles: Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará, Caça e Pesca, Canindezinho e Bonsucesso. Em todas as comunidades onde as torres foram instaladas foi registrada uma queda acentuada nos índices da criminalidade, especialmente, os casos de homicídios, latrocínios, assaltos e roubos de veículos, além de uma permanente ação preventiva e de combate ao tráfico de drogas.

O PMPU é um programa  que reúne efetivos da Guarda Municipal de Fortaleza GMF), em parceria com a Polícia Militar. Nas torres de vigilância, que são blindadas, é feito o trabalho de monitoramento eletrônico do perímetro de cobertura da Guarda Municipal.  Câmeras instaladas em um raio de até dois quilômetros permitem a transmissão de imagens on-line da movimentação das ruas e avenidas e dos espaços públicos, como praças e areninhas, além de escolas municipais e  postos de saúde.  A vigilância eletrônica é integrada ao patrulhamento e blitze efetivados por equipes da GMF e da PM em viaturas e motopatrulhas.

Novos guardas e viaturas

Na semana passada, o prefeito Roberto Cláudio entregou à Guarda Municipal de Fortaleza 45 novas viaturas e 90 motocicletas que serão utilizadas pelo PMPU e outras inspetorias da corporação. No mesmo dia, sexta-feira (6), uma nova turma de 106 agentes ingressou nas fileiras da GMF. Todo este novo efetivo vai trabalhar nas 20 Torres do PMPU que estarão em funcionamento na Capital até dezembro de 2020. Em janeiro, mais uma turma será incorporada à Guarda. Os agentes são formados na Academia da GMF, instituição também criada a partir da implantação do PMPU.

Para janeiro de 2020 está prevista a entrega de mais duas Torres de Vigilância do PMPU, nos bairros Pan-Americano e Mondubim. 

Também receberão o equipamento, ao longo do ano, os bairros José Walter, Antônio Bezerra, Aerolândia, Pirambu, Conjunto Santa Terezinha, Centro, Praia de Iracema, Meireles (Beira-Mar), Lagoa Redonda, Varjota e Sítio São João.

LINKS PATROCINADOS