Prefeitura de Fortaleza abre todos os postos de saúde para o Dia D de vacinação contra gripe
A ação começou por volta das 8h30 e vai até às 16h30

(Foto: Beatriz Boblitz/Prefeitura de Fortaleza)
10/05/2025 10:34
A Prefeitura de Fortaleza realiza, neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a Influenza. A ação começou por volta das 8h30 e vai até às 16h30, com atendimento em todos os 134 postos de saúde da capital.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
O imunizante protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B, e está sendo disponibilizado para os grupos de maior risco. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento oficial com foto.
Confira o público prioritário:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes
- Puérperas
- Povos Indígenas
- Quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde
- Professores do ensino básico e superior
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Idosos com 60 anos ou mais de idade
Outros serviços
Durante o Dia D, os postos de saúde também realizarão ações de saúde bucal. As atividades incluem avaliação odontológica em crianças de zero a dois anos, atendimento a gestantes, prevenção e rastreamento do câncer de boca, além de orientações educativas.
Será disponibilizado ainda acompanhamento da condicionalidade do Bolsa Família para crianças menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias), mulheres em idade fértil (14 a 44 anos) e gestantes. Para acessar, é necessário apresentar o cartão da condicionalidade, a caderneta de vacinação e, caso necessário, cartão da gestante.
Além disso, seis postos de saúde também realizarão atendimento pediátrico, de 8h30 às 16h30. A iniciativa visa ampliar a assistência às crianças no período sazonal, quando há aumento de infecções por vírus respiratórios, que podem evoluir para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nessas unidades, o acesso a vacinação será no equipamento de ensino localizado ao lado do posto.
Vacina permanente
A vacina contra a influenza está disponível nos postos de saúde de forma permanente para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade). Em 2025, o imunizante passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação, visando assegurar a proteção desses grupos mais vulneráveis.