Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Prefeito Sarto lança plano municipal para realizar mais de 12 mil cirurgias em Fortaleza

Todos os procedimentos deverão ser realizados até dezembro deste ano

(Foto: reprodução/Instagram)

16/02/24 16:53

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), lançou, nesta sexta-feira (16), um plano municipal para realização de 12.754 cirurgias eletivas, beneficiando 12.288 pacientes da capital cearense e 466 de cidades interior do Estado. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas e contempla procedimentos nas áreas ginecológica, ortopédica, oftalmológica e geral. A assinatura do contrato foi realizada na filantrópica Instituto Práxis de Educação, Cultura e Ação Social, localizado no Hospital Distrital Doutor Fernandes Távora. 

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

A expectativa é que, no mutirão, sejam realizadas 9.837 cirurgias oftalmológicas, zerando a fila de espera de catarata. “Nós vamos zerar a fila de cirurgia de catarata, que é a maior fila de espera do Brasil e também de Fortaleza. É uma alegria firmar esse contrato aqui no Instituto Práxis, um espaço com grande abrangência de atendimento, com estrutura ampliada e uma equipe de excelentes oftalmologistas”, celebrou o prefeito.

As cirurgias oculares do mutirão serão realizadas por meio de contratualização com o hospital, que possui uma infraestrutura com salas cirúrgicas específicas para esse tipo de procedimento.

Também está prevista a realização de 2.451 procedimentos cirúrgicos nas especialidades ginecológica, ortopédica e geral. Os procedimentos serão realizados nos hospitais Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), Instituto Doutor José Frota (IJF), Universitário Walter Cantídio (HUWC) e Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac).

Todos os procedimentos deverão ser realizados até dezembro deste ano.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Os recursos aplicados serão na ordem de R$ 17,7 milhões, como parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF).

LINKS PATROCINADOS