Sarto confirma implantação de passe livre estudantil em 2023
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Sarto confirma implantação de passe livre estudantil em 2023

O anúncio foi realizado em vídeo publicado nas redes sociais

(Foto: Alex Costa/Prefeitura de Fortaleza)

10/08/2023 17:13

O prefeito José Sarto confirmou, nesta quinta-feira (10), a implantação do passe livre estudantil em Fortaleza ainda em 2023. O chefe do Executivo municipal afirmou que há uma proposta concreta para a gratuidade dos estudantes. De acordo com ele, estudos estão sendo finalizados e, em breve, o Município enviará a mensagem à Câmara de Vereadores. O anúncio foi realizado em vídeo publicado nas redes sociais.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

"Chegamos a uma proposta concreta, bastante realista e, acredito, muito positiva para todos. Vamos garantir a gratuidade das passagens de ida e volta de todos os estudantes para a escola ou a universidade", comemorou o prefeito.

A ideia é que todos que têm direito à carteira estudantil tenham direito a duas passagens gratuitas a cada dia útil. A expectativa é que sejam emitidas aproximadamente 340 mil carteiras de estudante até o fim de 2023. "É um alcance gigantesco", destacou.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Assista ao vídeo completo:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sarto (@sartoprefeito12)

Passe-livre para todos os estudantes

De acordo com Sarto, o grupo de trabalho realizou pesquisas sobre modalidades de passe-livre executadas por outras capitais e todas estão associadas a alguma condicionante, por restringir a gratuidade à modalidade de ensino ou condição socioeconômica, ou ao curso. "Mas, aqui em Fortaleza, o passe-livre de ida e volta vai ser universal, para todos", garantiu.

Grupo de Trabalho

Criado em janeiro deste ano, o grupo de trabalho da Prefeitura de Fortaleza se dedica a monitorar, avaliar e planejar o transporte público da Cidade. O decreto que prorroga mais 180 dias as atividades do grupo, assinado hoje, pelo prefeito José Sarto, circulará no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (10/8).

A ação do colegiado, que não gera quaisquer despesas ao Município, é de natureza propositiva, com a finalidade de subsidiar a formulação, implementação e acompanhamento de estratégias relacionadas ao fortalecimento de políticas públicas para o setor.

Conforme o decreto, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) coordena os trabalhos, enquanto a secretaria executiva será atribuição da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Além da SCSP e da Etufor, o grupo de trabalho é composto por dirigentes ou gestores do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Secretaria de Finanças (Sefin), Secretaria de Governo (Segov) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

LINKS PATROCINADOS