Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Prefeito Sarto assina decreto que cria Escola de Saúde Pública de Fortaleza

Solenidade de assinatura do documento ocorreu na manhã desta quinta (14)

(Foto: Daniel Calvet/Prefeitura de Fortaleza)

14/12/23 16:32

O prefeito José Sarto (PDT), assinou, nesta quinta-feira (14), o decreto de criação da primeira Escola de Saúde Pública de Fortaleza (ESPFor). Na ocasião, também foi assinado o decreto de criação da Gerência Especial da Saúde Bucal. O equipamento proporcionará a capacitação de pessoas com conhecimentos em políticas públicas, epidemiologia, gestão de serviços de saúde e outras disciplinas fundamentais para a área.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

“A Escola de Saúde Pública Municipal vai qualificar ainda mais os profissionais da saúde de Fortaleza. É um equipamento que já nasce com uma estrutura bastante sólida, onde teremos cursos de especialização, residência médica e uma ampla interlocução com o setor acadêmico da Capital. Além disso, também estamos valorizando a Saúde Bucal com a nova Gerência. Essas medidas já estavam previstas desde o início do grande pacote de melhorias da atenção básica, anunciado em abril. Para a Escola de Saúde, nós já colocamos a pedra fundamental, estamos com o cronograma feito e o plano é, dentro de quatro meses, entregar toda a estrutura física lá na Praia de Iracema”, ressaltou Sarto.

A ESPFor contará com laboratórios, salas de aula equipadas, auditórios, biblioteca especializada e espaços de convivência para estudantes e professores. O equipamento será responsável pela criação de programas de extensão e eventos científicos. O corpo docente será composto por profissionais da Prefeitura e parceiros de instituições de ensino a nível nacional e internacional.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Os primeiros cursos de especialização promovidos pelo novo equipamento serão: Enfermagem em cardiometabolismo na estratégia saúde da família, Saúde na primeira infância, Saúde do adolescente, Saúde mental e Gestão da informação e dados sensíveis nos processos de trabalho no Sus.

Concurso para saúde

Ainda durante a solenidade, o prefeito Sarto reforçou que, em breve, será realizado um concurso público na área da saúde. O edital será publicado em janeiro. “Em breve, teremos também concurso público para mais de 2200 vagas. Esse edital deve sair em breve, já no mês de janeiro. Com a efetivação dos aprovados, nós vamos cumprir com mais um compromisso de campanha, que é lotar ginecologistas e pediatras nos postos de saúde de Fortaleza. Esse vai ser o maior concurso da área já realizado na cidade, assim como foi o da Educação e da Guarda Municipal. Nossa gestão será marcada como a que mais fez concursos públicos durante seu período à frente da Prefeitura”, relembrou.

Confira fotos do evento:

LINKS PATROCINADOS