Prefeito de Acopiara é afastado pela terceira vez por ação do MPCE

Prefeito é alvo constante de investigações do MPCE

(Foto: reprodução/Instagram)

21/12/23 9:49

As possíveis irregularidades na contratação de servidores no município de Acopiara, no Ceará, continuam na mira do Ministério Público (MPCE). Nesta quinta-feira (21), pela terceira vez, o atual prefeito, Antonio Almeida, foi afastado pelo órgão e a vice-prefeita, Ana Patricia, foi comunicada que ficará a frente do executivo por 180 dias. As investigações estão a cargo da Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e 15 mandados de busca e apreensão contra o prefeito, a secretária de Gabinete, a chefe da licitação e os empresários titulares das empresas foram cumpridos.

Além disso, foram solicitados quebra de sigilo bancário, fiscal e bloqueio de bens dos denunciados. A operação “Verus Dominus”, que investiga possíveis crimes de corrupção, cumpriu mandados em Acopiara, Iguatu e Fortaleza, Ipaumirim e Baixio. As investigações apontam para um esquema que envolve empresas laranjas contratadas para executarem obras e serviços da Prefeitura de Acopiara.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Conforme o órgão ministerial, as agentes da Polícia Civil recolheram um notebook e documentos que devem auxiliar nos trabalhos investigativos. O MPCE identificou o desvio de recurso público na verba destinada para a pintura da Igreja Matriz e de duas praças. Além do gestor, também são investigados a chefe de gabinete de Almeida e oito servidores. Os citados no processo são investigados por crime contra a administração pública, associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

A defesa do prefeito afastado deve recorrer da ação e acredita no retorno as atividades executivas. “Como aconteceu da primeira vez, da segunda vez, eu vou esclarecer essas denúncias e voltar. Peço que continuem confiando no Antonio Almeida”, disse o gestor afastado. Já os vereadores do município vivem um momento de incerteza quanto ao pedido de impeachment que não avança na Câmara.

LINKS PATROCINADOS