Prefeito de Acopiara é afastado pela terceira vez por ação do MPCE

Prefeito é alvo constante de investigações do MPCE

(Foto: reprodução/Instagram)

(Foto: reprodução/Instagram)

21/12/2023 9:49

As possíveis irregularidades na contratação de servidores no município de Acopiara, no Ceará, continuam na mira do Ministério Público (MPCE). Nesta quinta-feira (21), pela terceira vez, o atual prefeito, Antonio Almeida, foi afastado pelo órgão e a vice-prefeita, Ana Patricia, foi comunicada que ficará a frente do executivo por 180 dias. As investigações estão a cargo da Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e 15 mandados de busca e apreensão contra o prefeito, a secretária de Gabinete, a chefe da licitação e os empresários titulares das empresas foram cumpridos.

Além disso, foram solicitados quebra de sigilo bancário, fiscal e bloqueio de bens dos denunciados. A operação “Verus Dominus”, que investiga possíveis crimes de corrupção, cumpriu mandados em Acopiara, Iguatu e Fortaleza, Ipaumirim e Baixio. As investigações apontam para um esquema que envolve empresas laranjas contratadas para executarem obras e serviços da Prefeitura de Acopiara.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Conforme o órgão ministerial, as agentes da Polícia Civil recolheram um notebook e documentos que devem auxiliar nos trabalhos investigativos. O MPCE identificou o desvio de recurso público na verba destinada para a pintura da Igreja Matriz e de duas praças. Além do gestor, também são investigados a chefe de gabinete de Almeida e oito servidores. Os citados no processo são investigados por crime contra a administração pública, associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

A defesa do prefeito afastado deve recorrer da ação e acredita no retorno as atividades executivas. "Como aconteceu da primeira vez, da segunda vez, eu vou esclarecer essas denúncias e voltar. Peço que continuem confiando no Antonio Almeida", disse o gestor afastado. Já os vereadores do município vivem um momento de incerteza quanto ao pedido de impeachment que não avança na Câmara.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS