Prefeita Naiara rebate André sobre saída de moradores; deputado divulga nova denúncia

Parlamentar denunciou que retomada de moradores do distrito foi "fake"

Prefeita Naiara rebate André sobre saída de moradores; deputado divulga nova denúncia

10/07/2026 16:18

A disputa de narrativas sobre a segurança pública no Ceará ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira (10). A prefeita de Morada Nova, Naiara Castro, retornou ao distrito de Uiraponga e divulgou imagens para afirmar que moradores estão voltando às suas residências e que a situação no local apresenta sinais de normalização. A publicação ocorreu após a divulgação de um vídeo do deputado federal André Fernandes, denunciando que a retomada das famílias às suas casas foi uma falsa propaganda do governador Elmano de Freitas. Já em Icapuí, o parlamentar publicou um novo vídeo nas redes sociais mostrando o ataque a um provedor de internet.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

"Eu estou aqui pelo povo de Uiraponga. Por respeito às famílias que sofreram com o acontecido e que hoje estão querendo a sua paz. Estão retornando às suas casas com dignidade. O intuito será sempre restabelecer a paz", disse a prefeita ao rebater as denúncias feitas por André Fernandes.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Em outubro de 2025, moradores foram expulsos de suas casas por facções criminosas, deixando o distrito abandonado. Aproximadamente 300 famílias, cerca de 2 mil pessoas, foram embora  do vilarejo.

Nos último dias, o governador Elmano, ao lado da prefeita Naiara Castro (PSB), visitou a área e anunciou um investimento de R$ 25 milhões para a recuperação de estradas. Através das redes sociais, o governador exibiu imagens de uma comunidade voltando a ser habitada, o que segundo o deputado federal, "o governador lotou o Uiraponga de moradores fakes".

Denúncia em Icapuí

Outra denúncia feita pelo deputado federal André Fernandes em Icapuí. Ao divulgar as imagens, o parlamentar sustentou que os problemas relacionados à atuação do crime organizado permanecem em diferentes municípios cearenses.

"Mais um provedor de internet que se despede do Ceará. Eles se negaram a pagar a taxa do crime e os bandidos vieram na madrugada tocar o terror, quebrar tudo. E não só isso, também espalharam na cidade a seguinte mensagem:  A partir da data de hoje está brecado a empresa Telecab dentro de toda a área nossa. Todos os funcionários estão proibidos de instalar ou fazer qualquer tipo de manutenção e cobrança dentro das cidades a partir de hoje", disse o deputado.

Segundo imagens das câmeras de segurança, os suspeitos chegaram ao local encapuzados e destruíram parte da fachada e a recepção do provedor com pedras. O trio ainda quebrou uma porta de vidro, danificou um aparelho de televisão, um ar condicionado e outros pertences da empresa.

Antes da ação, o grupo criminoso teria exigido que a empresa pagasse R$ 10 por cada cliente no banco de dados. O estabelecimento não teria pago o valor exigido.

Vídeo: Prefeita Naiara rebate André sobre saída de moradores; deputado divulga nova denúncia - Vídeo 1
Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


Links patrocinados