sete dias sem medo da notícia
Deu na Folha
PP e PL discutem criar federação para disputar eleições de 2022
Ideia é reunir forças para reeleger presidente Jair Bolsonaro
Por : Redação CN7
13/10/21 8:20

Enquanto negociam a filiação do presidente Jair Bolsonaro, dirigentes do PP discutem a possibilidade de formar uma federação com o PL para disputar as eleições de 2022, informa a coluna Painel (Folha de S. Paulo) desta quarta-feira (13).

Segundo o jornal, a ideia com a união é robustecer a bancada no Congresso e fortalecer a sigla para reeleger o presidente.

Mas, um dos empecilhos para a aliança é, justamente, a possível chegada de Bolsonaro, pois o PL tem muitas divisões internas, e alguns grupos de partido têm sinalizado interesse em apoiar o ex-presidente Lula (PT)

A criação da federação com PP e PL, ambos do centrão e da base do governo, também é vista como uma forma de criar um rival para o União Brasil, formado pela junção de DEM e PSL

Entenda a lei das federações

A lei que cria as federações partidárias foi promulgada em setembro pelo presidente Jair Bolsonaro. O dispositivo foi incluído na Lei dos Partidos Políticos após o Congresso Nacional derrubar o veto do presidente ao projeto que socorre siglas pequenas ameaçadas pela cláusula de desempenho.

As federações permitem que 2 ou mais partidos se unam para agir como uma única sigla. Assim, o número de deputados e vereadores eleitos será maior e os recursos dos fundos Partidário e Eleitoral serão divididos.

Nas instâncias de representação, as federações também serão lidas como um único partido. Assim, cada grupo de partidos terá direito a apenas uma estrutura de liderança na Câmara, por exemplo.

Segundo a lei, os partidos que são parte de uma federação podem manter sua identidade e sua autonomia. Mas, também aplicam-se a federação as regras de fidelidade partidária.

LINKS PATROCINADOS